Homem na panela pegando fogo Brasília Ibaneis
Homem na panela pegando fogo Brasília Ibaneis Homem na panela pegando fogo Brasília Ibaneis

Integrantes do círculo próximo de Ibaneis Rocha são alvos de operações

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O dia ontem foi quente no DF. Integrantes do círculo próximo do governador Ibaneis Rocha foram alvo de operações de busca e apreensão: o ex-chefe da Casa Civil Valdetário Monteiro, o ex-secretário de Educação e de Trabalho João Pedro Ferraz e o presidente da Caesb, Daniel Rossiter. Todos advogados.

Como Rossiter, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Cassimiro, levou problemas do passado para a gestão Ibaneis, ao se tornar investigado na semana passada pela Polícia Federal por problemas no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura no Transporte). E a pandemia, além de infectar mais de 170 mil pessoas em seis meses, atingiu o governo com a prisão da cúpula da Secretaria de Saúde.

Citado na denúncia

O secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, é citado na denúncia da força-tarefa da Lava-Jato no Rio de Janeiro que ontem deflagrou uma operação para apurar a relação de grandes bancas de advocacia com o Sistema S no Rio. Ex-desembargador do TRE-DF, Gueiros não foi denunciado nem alvo da Operação E$quema S, mas é descrito como alguém responsável pela escolha de escritórios para o delator, Orlando Santos Diniz.

Tal qual

“Estou igual ao Bolsonaro”, diz o governador Ibaneis Rocha, com secretário da Saúde interino que vai ficando e com sintomas leves de covid-19.

Outros também querem

Outros deputados estão de olho nos benefícios concedidos por Ibaneis Rocha ao distrital Reginaldo Sardinha. O correligionário, João Cardoso (Avante — foto), espera indicar o secretário do DF Legal, a antiga Agefis, e uma administração regional.

Porteira fechada

O deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante) foi contemplado com um espaço privilegiado no governo de Ibaneis Rocha. Recebeu “de porteira fechada” as administrações regionais do Cruzeiro e Sudoeste/Octogonal e a Secretaria do Sistema Penitenciário do DF. Teve o privilégio de indicar todos os principais integrantes dos cargos estratégicos.

Não para, não

As mudanças no governo vão continuar.

Banho maria

Há formas e formas de amenizar uma CPI sem o desgaste de não criá-la. Na da Pandemia, há a ideia de instalar uma investigação em banho maria.

Só papos

“A advocacia é a única área que ainda não conta com medidas de regulação de prevenção de lavagem de ativos”

Subprocuradora- geral da República Luiza Frischeisen

“Quase todos os advogados importantes do meu estado participaram de uma organização criminosa? Criminoso é o delator, não os advogados! Pensam que vão nos intimidar. Não nos conhecem”

Presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz

Siga o dinheiro

R$ 6.579.680,00

É o montante destinado pela Polícia Civil do DF para compra de munição, com inexigibilidade de licitação por inviabilidade de competição, de acordo com parecer da Procuradoria-Geral do DF.