Por Ana Maria Campos – Depois da conquista da recomposição salarial das forças de segurança do DF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou ao presidente Lula um novo ofício que reforça a edição de uma medida provisória (MP) que garanta o pagamento do auxílio-moradia aos militares do Distrito Federal. Segundo os policiais e bombeiros militares, um eventual corte do benefício representaria uma redução de 20% nos vencimentos. O auxílio-moradia será discutido hoje na Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU). Em 7 de março deste ano, o ministro Aroldo Cedraz suspendeu o pagamento do auxílio acima da tabela original e também cobrou a devolução dos valores pagos. Após a decisão, a vice-governadora Celina Leão preparou uma MP a ser enviada para o governo federal, a fim de reverter a suspensão do auxílio-moradia.
Um estudo da Procuradoria-Geral do Distrito Federal revelou que 70% das intimações diárias para o DF se resumem a atividades mecânicas e repetitivas. A partir desta descoberta, a PGDF promoveu uma concorrência pública para seleção de instituição de pesquisa e desenvolvimento que receberia investimentos da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), no âmbito do programa “Desafios DF”, para desenvolver solução com inteligência artificial que proporcionasse maior agilidade ao fluxo de execução fiscal, matéria que concentra o maior volume de demandas da entidade. A licitação contou com três pesquisadores interessados, tendo como vencedor o plano de trabalho apresentado pela equipe do AI Lab (UnB-Faculdade do Gama) e do Dr. IA (UnB-Faculdade de Direito), liderados pelo professor de Engenharia de Software da Faculdade do Gama, Dr. Fabricio Braz. Atualmente, além de coordenar o Laboratório AI Lab, da instituição, ele comanda o projeto de pesquisa que vai apresentar a solução para os problemas da PGDF e do Tribunal de Justiça do DF no âmbito da execução fiscal.
O Brasil tem 100 milhões de processos. Desses, 30 milhões referem-se à execução fiscal. “Essa área é responsável por um estoque significativo do trabalho do judiciário brasileiro. A expectativa é de que a experiência dos projetos OSIRIS possa ser replicada por todas as procuradorias dos estados e de municípios”, antecipa Fabrício.
O investimento na pesquisa é de R$ 3,5 milhões e o projeto será concluído em dezembro de 2024. A Finatec dá todo o suporte administrativo para viabilizar a execução do projeto no que diz respeito à gestão de recursos e à governança, especialmente na parte de documentação e de prestação de contas. “Ela nos estabelece rotinas e procedimentos para que a gente siga e, assim, reduzem-se os riscos de problemas de natureza fiscal e legal tanto com o financiador FAP-DF quanto com outros órgãos fiscalizadores. Podemos focar só na pesquisa, que é a nossa expertise”, finaliza Fabricio Braz.
O TRE-DF dará posse à desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Maria do Carmo Cardoso como integrante da corte. A cerimônia será realizada em 7 de agosto na sala de sessões do edifício-sede do TRE-DF. O TRF1 elegeu a magistrada, por unanimidade dos 14 votantes, para compor o TRE-DF no biênio 2023/2025. A magistrada ingressou no TRF1 em 2001, pelo quinto constitucional da advocacia, nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
A inauguração de uma fábrica de ração para animais no campus do Instituto Federal de Brasília e o apoio à Embrapa Cerrado, ambos em Planaltina, resultaram em investimentos no campo e no ensino técnico profissionalizante. No total, foram quase R$ 700 mil revertidos em nova fábrica de ração para o IFB e em pesquisas e incentivos tecnológicos para o o controle de pragas, redução do uso de agrotóxicos e outras demandas desse setor. “Fico extremamente feliz quando essas emendas se revertem em benefícios para crianças, jovens e para o fomento do agro no DF e no Brasil”, destacou a deputada Paula Belmonte (Cidadania), autora das emendas que permitiram os investimentos.
“A confissão de Élcio Queiroz, que delatou também Ronnie Lessa e Maxwell Corrêa, é um avanço importante para o caso Marielle Franco. O Brasil espera por justiça. Precisamos saber quem mandou esses três matarem Marielle e Anderson Gomes”
Deputada federal Érika Kokay (PT-DF)
“A colaboração premiada, apesar de demonizada pelo PT, revelou as roubalheiras na Petrobras durante o governo Lula, e agora é invocada pelo PT para confirmar o que já sabíamos, que Lessa é o suspeito do assassinato de Marielle. Espero que cheguem no mandante e mordam a língua ao criticarem métodos modernos de investigação”
Senador Sergio Moro (União-PR)
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…