ibaneis_participa_de_solenidade_no_stf-27671170 Renato Alves/Agencia Brasília

Ibaneis participa de solenidade no STF

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – O governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve nesta quarta-feira (22/3) em solenidade no Supremo Tribunal Federal (STF) de aposição dos retratos da ministra Cármen Lúcia e dos ministros Dias Toffoli e Luiz Fux, na galeria dos ex-presidentes. É a volta de Ibaneis ao circuito do Judiciário. Na abertura dos trabalhos deste ano, o governador estava afastado do cargo, por decisão do STF, e não acompanhou a solenidade em que a presidente da Corte, Rosa Weber, defendeu a democracia e criticou o vandalismo de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes.

Procurador Márcio Wanderley é o novo consultor-jurídico do DF

O procurador do DF Márcio Wanderley de Azevedo aceitou o convite para assumir a consultoria-jurídica do gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB). A nomeação deve ocorrer na edição de hoje do Diário Oficial do DF. Trata-se de um cargo estratégico, por onde passam todos os temas do governo para debate sobre os aspectos jurídicos. Márcio Wanderley é procurador desde 1999, mantém escritório de advocacia com dois colegas da Procuradoria e atua como examinador de concursos públicos. Também foi conselheiro da OAB-DF e professor de direito constitucional e tributário. Ele vai substituir Rodrigo Becker, que exerceu a função na gestão anterior e participou do grupo de transição para o segundo mandato. Becker decidiu retornar ao órgão de origem, a Advocacia-Geral da União (AGU).

Sabatina

Indicado para ocupar a presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), o médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior será sabatinado na próxima segunda-feira pelos deputados da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa.

Planos para a EBC

O jornalista Hélio Doyle, presidente da EBC, esteve, nesta semana, em reunião com o presidente Lula para apresentar os planos de sua gestão. Os dois se conheceram em fevereiro de 1978, quando Doyle era repórter da Veja e presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF. Foi na cobertura de um encontro de Lula, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, com o presidente do Senado, à época, Petrônio Portela. Ali, eles conversaram e marcaram uma conversa mais tarde. Dois anos depois, houve a fundação do PT, quando Doyle atuou ao lado de Lula e outros petistas históricos.

Por mais mulheres no comando do MP

As procuradoras e promotoras de Justiça de Goiás receberam apoio de várias entidades pela ausência de mulheres nos cargos de primeiro escalão e apenas 13 nos cargos de assessoramento do Ministério Público do estado. A conduta contraria Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que instituiu a política nacional de incentivo à participação feminina no Ministério Público. Prevê que as unidades do MP devem adotar medidas para assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional e atuar para incentivar a participação de mulheres nos cargos de comando. A Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ), a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), a ABMCJ Comissão Goiás e a Comissão Nacional de Paridade de Gênero divulgaram nota. “A desigualdade de gênero continua a ser um desafio fundamental. Por isso, no mês em que se comemora o ‘Dia Internacional da Mulher’, as signatárias reforçam que continuarão atuando para que seja garantida a participação plena e efetiva das mulheres, com igualdade de oportunidades, em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública”, afirmam.