O governador Ibaneis Rocha (MDB), por ora, tirou o time de campo na disputa presidencial. Apesar de estar no primeiro mandato, ele não vai cair no mesmo erro de outros políticos que se colocaram nessa posição sem lastro, como o governador afastado do Rio, Wilson Witzel (PSC), o breve.
Em entrevista ao Correio, publicada ontem, Ibaneis fez o caminho inverso. Elogiou o presidente Jair Bolsonaro e descartou candidatura contra ele. “Eu acho que o Bolsonaro está muito bem, e digo isso desde o ano passado”, afirmou aos jornalistas Alexandre de Paula e Denise Rothenburg.
“O presidente está bem colocado nas pesquisas e está com um trabalho muito bem-feito em plena pandemia, em especial no que se diz respeito às pessoas mais pobres. Falo isso porque conheço o Nordeste, conheço o pensamento”, acrescentou. Assim é a política. O momento é esse. Mas tudo pode mudar, inclusive nada.
O ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF) andava sumido da política local. Mas voltou batendo forte em video distribuído nas redes sociais. O assunto são as denúncias relacionadas à compra de testes para covid-19. “Brasília não merece conviver com tanta roubalheira”, postou Fraga, que concorreu ao Palácio do Buriti em 2018.
Mesmo diante do quadro de pandemia, a edição 2020 do Prêmio Engenho de Comunicação — O Dia em que o Jornalista Vira Notícia vai ocorrer, em novembro. A programação foi retomada e, segundo a idealizadora da premiação e presidente do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, este ano traz particularidades para o Jornalismo, como a importância das notícias em tempos de pandemia e de fake news e o aumento das agressões de todos os tipos à Imprensa e aos jornalistas. “Vamos fazer uma cerimônia de premiação presencial, como é a tradição do Prêmio Engenho, mas com todas as medidas sanitárias necessárias para a proteção de todos”, informa Kátia Cubel.
Subsecretário de Assuntos Parlamentares de Roriz e de Rollemberg, José Flávio Oliveira é cotado para o mesmo cargo no governo de Ibaneis Rocha. Ele foi sondado por deputados do chamado centrão que têm resistência ao titular atual, Bispo Renato Andrade.
O problema é a pandemia. José Flávio é diabético e fez cirurgia bariátrica, grupo de risco. Atualmente faz home office no gabinete do deputado distrital Roosevelt Villela (PSB). Mas, como articulador político, terá de estar presente. O tête-à-tête com distritais é fundamental. Ninguém negocia por WhatsApp.
O problema do centrão brasiliense com o Bispo Renato Andrade é a concorrência. Ex-deputado distrital sonha com o retorno à Câmara Legislativa e é visto como um adversário pelos deputados com quem precisa lidar para aprovar projetos do interesse do Executivo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para 14 de setembro a votação da Medida Provisória 971, que trata do reajuste de 8% para policiais civis e militares e integrantes do Corpo de Bombeiros do DF. A MP foi editada em 26 de maio e vence em 22 de setembro. Se não for votada até lá, vai caducar, ou seja, perder a eficácia.
O relator é o deputado Luis Miranda (DEM-DF). O aumento é retroativo a janeiro. Está em estudo a possibilidade de incluir no relatório a criação de um Fundo de Saúde para a Polícia Civil do DF, no formato do que já existe para bombeiros e policiais militares. Depois da votação na Câmara, a MP vai ao Senado com prazo apertado para aprovação. Quem vai ser o padrinho entre os senadores?
O Tribunal de Contas do DF vai apreciar em 19 de outubro as contas do primeiro ano do governo de Ibaneis Rocha. O conselheiro Manoel de Andrade é o relator.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…