Quem é contra a prisão com condenação em segunda instância ou se mostra crítico de mandar criminosos para o xadrez antes do trânsito em julgado se esquece do bandido comum. Ao defender corruptos, pelo direito à presunção da inocência até o último recurso, acaba favorecendo traficantes, latrocidas, assassinos… Não se dá conta de que a violência pode bater na porta.
O Congresso aprovou recentemente o parágrafo único do artigo 316 do Código de Processo Penal (CPP): “Decretada a prisão preventiva, deverá o órgão emissor da decisão revisar a necessidade de sua manutenção a cada 90 dias, mediante decisão fundamentada, de ofício, sob pena de tornar a prisão ilegal”.
Parece feita sob medida para liberar poderosos da cadeia. Praticamente acaba com a prisão preventiva. Mas, beneficiou um líder do PCC. Autor do projeto enviado ao Congresso que pretendia endurecer o sistema penal, o ex-juiz Sergio Moro foi criticado. Não teve o apoio político necessário para fazer a reforma que pretendia.
Ontem ele postou no Twitter: “O debate sobre a soltura do traficante deveria incentivar a votação de boas propostas no Congresso, como a que prevê a volta da prisão decorrente da condenação em segunda instância e a que propõe a revogação do parágrafo único do art. 316 do CPP”.
A liberação do líder do PCC André do Rap pelo ministro Marco Aurélio Mello é um bom gancho para repensar o país. Quantos outros juízes poderão seguir esse entendimento para colocar nas ruas criminosos perigosos?
O governador Ibaneis Rocha (MDB) não esconde a intenção de recuperar o tempo perdido. O ano está sendo difícil e a pandemia roubou pelo menos 25% de seu mandato. A vontade de brigar pela reeleição e apostar num momento, mais tranquilo é explicita.
O líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (PDT), está com sintomas de covid. Teve febre, cansaço e alteração do paladar. Fez o teste ontem e aguarda o resultado. Enquanto isso, está em isolamento.
Há muito tempo não acontecia. A deputada Arlete Sampaio (PT), ao criticar o governador Ibaneis Rocha pela intenção de privatizar a CEB, apontou o trabalho do ex-governador Agnelo Queiroz na busca de investimentos para obras no Sol Nascente.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…