O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) demitiu, na manhã desta quarta-feira (17), o diretor-presidente do Jardim Zoológico de Brasília, José Vieira. Após reportagem do Correio desta semana revelar problemas na gestão do órgão, o chefe do Executivo local decidiu trocar o comando da instituição.
Na divisão de cargos do GDF, a chefia do Zoológico estava na cota do PDT. A ingerência política, no entanto, chegava a ponto de um militante da legenda sem vínculo com o órgão participar de reuniões internas e cobrar resultado de servidores efetivos.
Mesmo diante de sérios problemas com a prestação de serviço da empresa terceirizada, a Mistral, Vieira destituiu uma comissão de fiscalização do contrato de cinco pessoas e nomeou apenas um funcionário para a função, outra decisão questionada por servidores da instituição. A Mistral recebe R$ 9 milhões anuais do GDF por este contrato.
Antes da publicação da reportagem, Vieira justificou que havia agido dentro da lei e que o correligionário não havia participado de “reuniões técnicas do Zoológico”. Sobre o contrato, ele alegou que acionou o Ministério Público do Trabalho.
Rollemberg ainda não escolheu o novo diretor-presidente do órgão.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…