O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) demitiu, na manhã desta quarta-feira (17), o diretor-presidente do Jardim Zoológico de Brasília, José Vieira. Após reportagem do Correio desta semana revelar problemas na gestão do órgão, o chefe do Executivo local decidiu trocar o comando da instituição.
Na divisão de cargos do GDF, a chefia do Zoológico estava na cota do PDT. A ingerência política, no entanto, chegava a ponto de um militante da legenda sem vínculo com o órgão participar de reuniões internas e cobrar resultado de servidores efetivos.
Mesmo diante de sérios problemas com a prestação de serviço da empresa terceirizada, a Mistral, Vieira destituiu uma comissão de fiscalização do contrato de cinco pessoas e nomeou apenas um funcionário para a função, outra decisão questionada por servidores da instituição. A Mistral recebe R$ 9 milhões anuais do GDF por este contrato.
Antes da publicação da reportagem, Vieira justificou que havia agido dentro da lei e que o correligionário não havia participado de “reuniões técnicas do Zoológico”. Sobre o contrato, ele alegou que acionou o Ministério Público do Trabalho.
Rollemberg ainda não escolheu o novo diretor-presidente do órgão.
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…