O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) rebateu a nota do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF), Juliano Costa Couto, sobre a violência na capital. O comandante da instituição afirmou que a segurança pública do DF está “fora dos eixos”, além de cobrar do GDF um planejamento com “menos fogos de artifício e mais trabalho”.
Para o chefe do Executivo local, “essa tragédia (assassinato de um pai na porta da escola esta semana) não justifica e nem autoriza ilações ou insinuações desrespeitosas ao trabalho que vem sendo desenvolvido por toda equipe da segurança pública”. O socialista discorda da afirmação de Costa Couto: “Em nenhum momento soltamos fogos de artifício para comemorar os avanços, e estamos longe de onde queremos chegar, mas os números são públicos, já foram amplamente divulgados, e expressam o resultado do mencionado “planejamento estratégico e efetivo de enfrentamento da criminalidade”.
Por fim, Rollemberg cobra uma “postura respeitosa, responsável e coerente” da OAB-DF.
Confira a nota completa do governador:
Presidente Juliano,
é salutar que a OAB esteja disposta a colaborar no debate sobre uma Política de segurança pública para a cidade, mas o governo espera da casa da advocacia um debate construtivo e responsável.
Como todos os cidadãos do DF também estamos consternados e indignados com o brutal assassinato de um pai de família na porta de uma escola.
Essa tragédia, no entanto, não justifica e nem autoriza ilações ou insinuações desrespeitosas ao trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe da segurança pública.
Em nenhum momento soltamos fogos de artifício para comemorar os avanços, e estamos longe de onde queremos chegar, mas os números são públicos, já foram amplamente divulgados, e expressam o resultado do mencionado “planejamento estratégico e efetivo de enfrentamento da criminalidade”.
Em 2015, tivemos o menor índice de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 22 anos. Em relação a 2014 reduzimos os roubos a comércio em 30%, roubos de automóveis em 32% e casos de estupros em 19%.
Embora tenhamos reduzido os principais indicadores de violência, sabemos que precisamos avançar muito mais na construção de uma cultura de paz.
Esperamos da OAB uma postura respeitosa, responsável, e coerente com sua trajetória de construção da democracia em nosso país.
Estamos à disposição para o diálogo franco e aberto para a construção de dias melhores para nossa cidade”.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…