Por Ana Maria Campos — A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, saiu em defesa do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, conhecido como Berger. Em meio à campanha do Centrão contra a ministra Nísia Trindade, sobrou para o 02 da pasta. Gleisi rebateu especulações de que o há um movimento dentro do próprio PT para troca na secretaria-executiva. Berger é petista da estrita confiança de Lula, desde o primeiro mandato do presidente. Ocupou cargos importantes na Casa Civil e sempre foi leal. Nas redes sociais, Gleisi afirmou que não há nenhuma pressão por parte do PT para substituição.
“Temos no companheiro Swedenberger Barbosa total confiança, reconhecemos seu trabalho e sua importância para a gestão do Ministério. Reafirmamos aqui nosso apoio à ministra Nísia e ao companheiro Berger, como o chamamos”, registrou Gleisi.
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) também saiu em defesa de Berger e reforçou que não há pressão do PT para troca de comando no Ministério da Saúde. “Isso não encontra respaldo na realidade. Se tem uma pessoa que é admirada dentro do PT pela capacidade de trabalho e pelo papel que jogou em todas as gestões de nossos governos, é o companheiro Berger”, disse Lindbergh.
Ministra da Saúde: “Impensável supor que haja pressão”
A ministra da Saúde, Nisia Trindade, agradeceu a manifestação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. “Obrigada pelo apoio de sempre, querida Gleisi. O secretário Swedenberger Barbosa é de absoluta confiança e exerce um trabalho excepcional no Ministério da Saúde”, afirmou Nísia. E acrescentou: “Impensável supor que haja qualquer tipo de pressão. Seguiremos nossa parceria, que vem de longa data, desde os tempos de Fiocruz”.
Berger: “Seguimos com Lula e Nisia fortalecendo o SUS”
O próprio Swedenberger Barbosa também agradeceu o apoio da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Ele postou na rede social X: “Querida presidenta Gleisi, fiquei muito honrado pela confiança e apoio. Muito obrigado. Sua declaração muito nos anima a continuar a desenvolver ações para fortalecer o governo Lula, nosso partido e o SUS, juntamente com a ministra Nisia. Conte comigo sempre”. Em outro post, ele agradeceu ainda ao deputado Lindbergh Farias. “Agradeço seu apoio e generosa declaração. Seguimos juntos sob a liderança do presidente Lula mudando o Brasil e com nossa querida Nisia fortalecendo o SUS”, registrou Berger.
——–
Os deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Gabriel Magno (PT) também se manifestaram. “O fogo amigo e inimigo que miram o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, está fadado ao fracasso. A estreita ligação com o PT e a confiança absoluta de Lula o asseguram no cargo como uma rocha”, afirmou Vigilante. “Nísia e Berger têm feito um importante e excelente trabalho de reconstrução do SUS no Ministério da Saúde. Todo nosso apoio aqui!”, reforçou Gabriel Magno.
——–
Com lançamento em abril, o livro Território Livre, do professor e jornalista Aylê-Salassié Filgueiras Quintão, conta a história da criação da UnB. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre os primeiros 10 anos de criação do campus da universidade, e o pensamento de Darcy Ribeiro e Anysio Teixeira, vistos sob a perspectiva dos diretores da Federação dos Estudantes da Universidade de Brasília (Feub), entidade vinculada à União Nacional dos Estudantes. Aylê-Salassié é ex-aluno do CIEM e da UnB
e integrou a FEUB.
——–
A Secretaria de Saúde do DF anunciou que 11 novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue começarão a funcionar nesta semana, somando 20 instalações no DF. Com atendimento diário, das 7h às 19h, as tendas contam com polos de hidratação e cuidados. Três atenderão 24 horas.
——–
As Américas registraram 3,5 milhões de casos de dengue e mais de mil mortes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta pode ser a pior epidemia da doença causada pela proliferação do Aedes aegypti. O Brasil enfrenta uma das piores situações.
——–
Começa amanhã no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná que vai julgar o futuro político do senador Sergio Moro (União-PR). Estão na pauta de amanhã as ações de investigação judicial, propostas pelo PL e pela federação Brasil Esperança (PT-PV-PCdoB). Moro é acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022 pelos partidos que apoiaram as candidaturas de Jair Bolsonaro e de Lula. O TRE-PR está reservando para esse julgamento as sessões de amanhã, quarta-feira e da próxima segunda-feira.
——–
“A garantia da jurisdição especial confere à esfera de atuação do detentor do mandato ou do ocupante do cargo público a autonomia necessária para o desempenho regular das funções que lhe são atribuídas, longe de influências e imposições”
Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
—-
“Ministro Alexandre de Moraes se declara a favor da extensão do foro privilegiado, mesma posição dos ministros Gilmar Mendes e Cristiano Zanin. Como se explica, então, a cassação, por cima do plenário da Câmara, do deputado Deltan Dallagnol? E as ameaças pairando sobre o mandato do senador Sergio Moro? Não se trata de explícita incoerência?”
Arthur Virgilio, ex-senador e ex-prefeito de Manaus
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…