Por Ana Maria Campos – A CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa vai ouvir hoje o depoimento do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do governo de Jair Bolsonaro. Segundo o presidente da comissão, o militar garantiu que iria para colaborar com as investigações. Os deputados distritais já ouviram o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP) e, em 15 de junho, devem fazer a oitiva do general Gonçalves Dias, ministro-chefe do GSI na época da invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes, que foi filmado dentro do Palácio do Planalto, durante a depredação de 8 de janeiro.
Cinco dos oito deputados federais da bancada do DF votaram a favor do marco temporal das terras indígenas, projeto que garante a demarcação de terras indígenas apenas de ocupações anteriores à Constituição, promulgada em 5 de outubro de 1988. Os deputados Alberto Fraga (PL-DF), Bia Kicis (PL-DF), Fred Linhares (Republicanos-DF), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) ajudaram a impor uma derrota ao governo Lula, que era contra o projeto defendido principalmente pela bancada ruralista. Érika Kokay (PT) e Professor Reginaldo Veras (PV) votaram contra. O deputado Rafael Prudente (MDB) não votou. No total, na Câmara, foram 283 votos favoráveis e 155 contrários. O projeto segue agora ao Senado. Mas, na próxima semana, o STF deve retomar julgamento sobre o tema.
Tão engajado no trabalho relacionado à produção de energia limpa e combate ao aquecimento global, no Ministério do Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Serviços, o ex-governador Rodrigo Rollemberg brinca: “Às vésperas de completar 64 anos, descobri que o negócio não é ser maduro. É ser verde”. O secretário de Economia Verde, Descarbonização e Biondústria, pasta conduzida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, até adotou uma capa de celular combinando a cor com a função.
A juíza Sandra Reves Vasques Tonussi foi promovida para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A escolha foi unânime e seguiu o critério de antiguidade. A magistrada ocupará vaga aberta com a aposentadoria do desembargador César Laboissiere Loyola. Com a promoção, o TJDFT passa a contar com 13 desembargadoras numa composição de 48 magistrados na segunda instância.
“É falsa e descabida a informação que pedi ‘a cabeça de ministro’, e muito menos em troca de aprovação de qualquer proposta do Governo. Tenho agido sempre com respeito aos Poderes. A origem da desinformação segue na mesma linha daquele que tem usado as redes sociais, e seus prepostos, para me desrespeitar gratuitamente”
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
“Os podres de Lira vão acumulando. Desvios, chantagens, achaques, golpismo, agressão contra a mãe dos filhos. Não é a inteligência artificial do ChatGPT que diz. É a própria vítima da covardia, Julyene Lins, que amplia as denúncias contra o caloteiro. Faltam 580 dias para ele sair”
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…