Fabiana Costa toma posse como procuradora-geral de Justiça do DF

Compartilhe

A promotora de Justiça Fabiana Costa Oliveira Barreto tomou posse na manhã desta quarta-feira (05/12) como procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal. Nomeada pelo presidente da República, Michel Temer, no fim de outubro, ela comandará o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios pelos próximos dois anos. O evento de posse ocorreu no auditório da sede do MPDFT e contou com a presença de dezenas de autoridades, como a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que assinou o termo de posse de Fabiana Costa.

O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, futuro secretário de Justiça de Ibaneis Rocha (MDB), representou o presidente Temer no evento. O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), também compôs a mesa. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogério Schietti, ex-procurador-geral de Justiça do DF, a desembargadora do TJDFT Sandra de Santis e o presidente da Associação do Ministério Público do DF, Elísio Teixeira, prestigiaram o evento.

Fabiana Costa vai suceder o procurador de Justiça Leonardo Bessa, que deixou o cargo depois de duas gestões à frente da instituição. Fabiana atuou como chefe de gabinete de Bessa e contou com o apoio do colega na eleição. Durante o discurso, Leonardo Bessa fez uma breve prestação de contas de sua administração e frisou que a inclusão de Fabiana Costa na lista tríplice do Ministério Público representa a aprovação da gestão pela classe.

Fabiana Costa afirmou que o MP vai priorizar investigações e a defesa e a promoção dos direitos humanos e dos direitos difusos. Ela garantiu que apoiará os promotores a executarem suas funções e prometeu privilegiar o diálogo. “A questão social representa um grande desafio. É preciso melhorar a qualidade dos serviços públicos essenciais. O MP estará ao lado daqueles que pretendem melhorar a situação atual, sem descuidar do agir ético e do zelo com a coisa pública”.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, elogiou a gestão de Leonardo Bessa, que classificou como “lúcida, firme e eficiente”. “Ele superou restrições orçamentárias, criou novas promotorias, aproximou o MP da sociedade e promoveu o combate à corrupção”, argumentou.

“Esta casa prossegue em boas mãos. A doutora Fabiana é um orgulho para todos nós. Tem mostrado seu preparo e a experiência necessária para desempenhar suas funções”, comentou Dodge, citando o trabalho de Fabiana Costa que estudou a adoção de penas alternativas. Dodge disse que a lista tríplice cumpre uma importante função de reduzir influência política na instituição

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • Notícias

“Trump vem muito fortalecido e com um pouco de sede de vingança”, diz João Carlos Souto

Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Uma chapa feminina para o Executivo e Legislativo

Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos  Um…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Bia Kicis viaja para acompanhar posse de Trump

Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…

2 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Notícias

Morre Edson Smaniotto, desembargador aposentado do TJDFT

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • GDF

Tarifas de ônibus do DF serão congeladas até o fim de 2026

ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…

1 semana atrás
  • Eixo Capital

“A recomposição salarial continua sendo a maior demanda”, diz presidente do Sindireta-DF

POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…

1 semana atrás