Como não poderia deixar de ser, o discurso de recondução da procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto, foi centrado no agradecimento a todos que colaboraram no seu primeiro mandato e nos desafios que a pandemia do novo coronavírus apresenta para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Numa solenidade virtual, transmitida pelo aplicativo Zoom e pelo canal do MPDFT no YouTube, Fabiana se disse honrada de comandar um dos ramos do Ministério Público da União (MPU), tendo Augusto Aras como procurador-geral da República. “O isolamento, a perda de tantas vidas, o sofrimento que vimos nos últimos meses nos encorajam a lutar e a agradecer”, afirmou.
E acrescentou: “Lutar contra esse estado de pandemia e suas consequências nefastas, que agravam o sistema de saúde, a economia, o desenvolvimento social. Agradecer porque permanecemos sadios e unidos na busca de soluções, tão necessárias quanto urgentes”.
Fabiana agradeceu à equipe de servidores e colegas, ao presidente Jair Bolsonaro por reconduzi-la a novo mandato e aos políticos e magistrados que acompanharam a solenidade.
Também fez uma referência especial ao marido, Alexandre Barreto, às filhas, Ísis e Lígia, e ao pai, Domingos José.
Na mesa, no auditório do MPDFT, Fabiana estava acompanhada por Augusto Aras, que presidiu a cerimônia, e pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins.
No auditório, o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), representou o governador Ibaneis Rocha. A procuradora-geral do DF, Ludmilla Galvão, acompanhou por videoconferência.
O vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), participou em nome do presidente, Rafael Prudente (MDB), e demais distritais.
Por videoconferência, assistiram à solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do DF, Romeu Gonzaga Neiva, além dos desembargadores Arnoldo Camanho e Sandra de Santis.
Ex-procurador-geral de Justiça do DF, o ministro do STJ Rogério Schietti também acompanhou. Pela PGR, a subprocuradora-geral da República Ella Viecko. A deputada Bia Kicis (PSL-DF) também assistiu on-line.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…