Diretor-geral da Polícia Civil: todas as circunstâncias da morte de Luís Cláudio serão investigadas

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

O diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, garante que a morte do motorista Luís Cláudio Rodrigues será investigada levando em conta todos os aspectos e com isenção.

Ele deixa claro que apenas o laudo com a conclusão poderá indicar as circunstâncias do que ocorreu na última sexta-feira (14/07) e se há outras lesões provocadas por agressões como apontam familiares de Luís Cláudio.

Segundo Seba, os policiais civis estão solidários ao drama vivido pelos parentes de Luís Cláudio. “De modo muito especial, esse sofrimento atinge os policiais lotados na 13aDP, delegacia onde ocorreu o episódio, pais e mães de família, exemplares profissionais que, tenho convicção, dariam a vida para salvar a vida do Senhor Luís”, disse o diretor-geral.

A Policia Civil trabalha com a possibilidade de o motorista da Caixa ter sofrido alguma agressão?

Serão investigadas absolutamente todas as circunstâncias que envolveram esse episódio. Qualquer notícia de cometimento de crime terá uma rigorosa e isenta investigação. Ressalto que a Polícia Civil do Distrito Federal é nacionalmente reconhecida por sua capacidade de elucidação de crimes, sua seriedade, transparência e isenção.

As fotos que a família divulga sugerem lesões?

As fotografias divulgadas na mídia apresentam sinais que podem sugerir haver lesões nos membros fotografados, entretanto, ressalto que todas as circunstâncias relacionadas à autópsia serão rigorosa e pormenorizadamente descritas no laudo a ser produzido pelos nossos Peritos Médicos Legistas. Ressalto que as fotos não foram tiradas no IML e nem divulgadas pela Polícia Civil.

A Policia Civil vai considerar essas fotos?
Podem ser consideradas, à critério do delegado de Polícia presidente do Inquérito Policial.
Para fins de norteamento de alguma linha de investigação, ou outra que entender pertinente, mas insisto que é fundamental aguardar a conclusão do laudo do IML

O que ja foi constatado até agora na investigação?
A investigação está sendo conduzida pela nossa Corregedoria, um dos órgãos correicionais mais atuantes das polícias do Brasil, com absoluta autonomia para buscar a verdade real dos fatos.
Dentro da linha de absoluta autonomia, posso afirmar que vários procedimentos investigativos foram adotados, porém afirmar qualquer constatação neste momento entendo ser prematuro.
A importante constatação até agora está relacionada à causa da morte, como descrito no exame realizado pelo IML

A Policia Civil requisitou o video em poder da Polícia Militar com imagens da abordagem ao motorista depois da batida?
Antes mesmo da divulgação da existência desse vídeo, orientei a Corregedoria no sentido de buscar todas as imagens que porventura existam. Vamos oficiar à PMDF no sentido de encaminhar quaisquer materiais produzidos que possam contribuir para o total esclarecimento dos fatos, em especial as relacionadas ao local da colisão. Por fim, ressalto que a Polícia Civil do Distrito Federal possui como um dos seus principais dogmas o respeito aos direitos humanos, da dignidade da pessoa humana. Nossos policiais são profissionais formados para exercer a profissão com absoluta observância dos ditames legais, da preservação da vida, tanto que nossos índices de confronto são muito baixos. Mas Também quero registrar que um evento dessa trágica magnitude deixa todos nós muito chocados. Nós nos solidarizamos com os parentes e amigos do Sr Luis Cláudio, assim como lamentamos a perda de uma vida. De modo muito especial, esse sofrimento atinge os policiais lotados na 13aDP, Delegacia onde ocorreu o episódio, pais e mães de família, exemplares profissionais que, tenho convicção, dariam a vida para salvar a vida do Senhor Luís.

Como você vê as avaliações dos peritos consultados pelo Correio?
Considero que análises feitas por pessoas que se apresentam como peritos, sem a observância mínima da técnica que deveria revestir um caso tão grave são, no mínimo, carentes de um mínimo de observância dos princípios éticos básicos de qualquer profissão.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

MP encaminha inquérito contra Pedro Turra para a Promotoria do Júri de Águas Claras

Ana Maria Campos A Promotoria de Justiça Criminal de Taguatinga encaminhou o caso do ex-piloto…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Advogado Rodrigo Badaró foi indicado para presidir Comitê Nacional de Inteligência Artificial do Judiciário

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O advogado Rodrigo Badaró, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Leila do Vôlei é reeleita presidente do PDT-DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A senadora Leila do Vôlei foi reeleita presidente do PDT-DF neste…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Chacina do DF vai a júri em abril. Pena pode ultrapassar 300 anos de prisão, segundo MP

Um dos crimes mais impressionantes da história do Distrito Federal, a chacina de 10 pessoas…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Morte de Rodrigo Castanheira: classificação do crime pode alterar a pena máxima de 12 para 30 anos de prisão

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A discussão entre especialistas em direito penal do momento é sobre…

3 dias atrás
  • CB.Poder

TJDFT aprova penduricalho e medida é barrada pelo STF

ANA MARIA CAMPOS O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos…

5 dias atrás