CPI O deputado José Gomes (PSB)
CPI O deputado José Gomes (PSB) Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press CPI

Deputado José Gomes é expulso do PSB

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O deputado distrital José Gomes foi expulso do PSB. A decisão foi tomada nesta noite (17/12) em reunião por videoconferência da executiva regional do partido.

 

No mandato apenas por força de liminar expedida pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), José Gomes foi condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico.

 

Nesta semana, José Gomes foi alvo das operações Cidade Livre e Alpha 19 que apuram crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, dispensa ilegal de licitação, prevaricação e de falsidade ideológica.

 

No julgamento, houve uma abstenção, do ex-presidente do PSB-DF Marcos Dantas, que trabalha na liderança do partido na Câmara Legislativa.

 

Já ciente de que seria expulso, José Gomes ajuizou nesta tarde uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) em que requer o seu afastamento, por justa causa, do PSB.

 

Ele se diz perseguido politicamente no partido.

 

Em nota, a executiva regional do PSB afirma que José Gomes feriu as bandeiras do partido.

 

Veja a nota do partido:

“O PSB-DF tem como importantes bandeiras a ética e a moralidade. Diante da confirmação da condenação do Deputado Distrital José Gomes pelo Tribunal Superior Eleitoral por ilícitos de natureza eleitoral, que prejudicaram a lisura das eleições de 2018, instaurou processo disciplinar interno para apuração de sanções cabíveis, pela violação de princípios programáticos e estatutários do partido.

Como não poderia deixar de ser, o processo disciplinar respeitou o devido processo legal, a ampla defesa e o contraditório, tendo a Comissão de Ética se pronunciado pela aplicação da sanção de expulsão do parlamentar, em virtude da gravidade dos ilícitos praticados.

Em reunião realizada hoje, a Comissão Executiva do partido decidiu acolher o parecer da Comissão de Ética, por entender que o respeito às regras do jogo, à legislação eleitoral, à liberdade do eleitor, são fundamentais para garantia do Estado Democrático de Direito, não sendo possível virar as costas a respeito de práticas dessa natureza