quadro de jk Arquivo pessoal Serafim Jardim, presidente da Casa de Juscelino, em Diamantina, coloca à venda quadro do ex-presidente pintado por Di Cavalcanti

Quadro de Di Cavalcanti que retrata JK vai a leilão

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Vai a leilão uma obra de arte de Di Cavalcanti, com lance inicial estimado entre R$ 1,3 milhão e R$ 1,5 milhão. Além da pintura a óleo do consagrado modernista brasileiro, o quadro tem um valor histórico e sentimental para quem ama Brasília. Retrata o fundador da nova capital, o ex-presidente JK, em uma tela de 85cm x 61cm.

O quadro, pintado no fim dos anos 1950, é uma expressão do período em que o mineiro era presidente da República. Nos últimos 20 anos, a obra compunha o acervo da Casa de Juscelino, em Diamantina. O museu, no entanto, está coberto de dívidas e em vias de fechar as portas.

A ideia, então, do diretor-presidente, Serafim Jardim, foi vender a peça para arrecadar fundos e manter viva a memória de JK, de quem foi amigo e secretário particular, na cidade mineira que é a origem do ex-presidente. O quadro está em São Paulo. Só falta marcar a data para o leilão. Dou-lhe uma, dou-lhe duas… Quem dá mais?

Expulso

O deputado distrital José Gomes foi expulso, ontem, do PSB. Uma reunião da executiva regional sacramentou a separação. Na visão dos dirigentes da legenda, o parlamentar feriu as bandeiras do PSB de defesa da ética na política. Já tramitava na Comissão de Ética da legenda um processo contra Gomes desde que ele teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral.

Mas a decisão veio bem no momento em que o distrital é acusado de usar o mandato em benefício de interesses empresariais. Apenas um integrante da executiva, o ex-presidente regional, Marcos Dantas, se absteve. Ele trabalha na liderança do PSB na Câmara Legislativa, a convite do deputado. Os demais integrantes votaram a favor da expulsão, inclusive o ex-governador Rodrigo Rollemberg. José Gomes alega perseguição política.

Sem máscara e com covid

O novo líder do governo, deputado Hermeto Neto (MDB), é mais um caso de covid-19 na Câmara Legislativa. Ele confirmou ontem. É o 11º parlamentar a se contaminar. Mas, na sessão presencial desta semana, para eleição da Mesa Diretora da Casa, ele estava sem máscara, tossiu e apertou a mão de colegas, ainda sem saber que estava com a doença.

A outra metade que ainda não pegou, agora, está em risco, sem contar os assessores, que tiveram de fazer testes para participar da sessão. Uma das deputadas que teve contato com Hermeto, Júlia Lucy (Novo), fez o teste ontem, isolou-se e aguarda o resultado.

Prioridade para crianças em situação de violência doméstica

O governador Ibaneis Rocha (MDB) regulamentou a Lei nº 5.914/17, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), que garante prioridade na matrícula em instituições de educação básica, das redes pública e privada do DF, às crianças e adolescentes que se encontram sob custódia de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A prioridade deverá ser comprovada por registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso.

Prova de vida

Aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal, a partir de 4 de janeiro, voltarão a fazer prova de vida obrigatória e, anualmente, no mês em que estiverem aniversariando. A realização da prova de vida estava suspensa desde 16 de março, como parte das medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus, até pela idade do público-alvo.

Mas muita gente continuou, voluntariamente, a realizar a prova de vida, aproveitando-se das idas ao BRB. Com isso, o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) contabilizou 24.134 provas de vida de janeiro até ontem, o que corresponde a 39,04% do total previsto para 2020. Agora, a ideia do governo é retomar a normalidade. “O objetivo é coibir fraudes e irregularidades no pagamento de benefícios previdenciários”, informa o presidente do Iprev-DF, Ney Ferraz Júnior.

Pessoalmente

No mês em que estiver aniversariando, o aposentado ou pensionista precisa ir, pessoalmente, a uma das agências do BRB e apresentar os seguintes documentos para comprovação junto ao Iprev: documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Quem mora em outra cidade não precisa ir. Basta encaminhar a documentação e a declaração emitida por cartório. Se estiver no exterior, deve enviar a documentação obrigatória e a declaração oficial emitida por consulado ou embaixada brasileira.

A pergunta que não quer calar….

Por que o presidente Jair Bolsonaro tem tanta rejeição à vacina contra covid-19 que pode impedir milhões de mortes?

Só papos

“Eu entendo que isso não é uma questão de Justiça. Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar a vacina. Isso não existe. Nós queremos é buscar a solução para o caso”

Presidente Jair Bolsonaro

“A obrigatoriedade da vacinação não é forçada, mas há medidas indiretas que as pessoas têm que cumprir. Não há democracia em um sistema egoísta”

Ministra Cármen Lúcia, do STF