Depois da fuga de 10 presos na Papuda, Rollemberg demite a cúpula da Secretaria de Justiça

Compartilhe

Depois da crise provocada pela fuga de 10 presos em ala de segurança máxima na Papuda, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) demitiu, de uma só vez, o secretário de Justiça, João Carlos Souto,  e o subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), João Carlos Lóssio.

Em coletiva, realizada nesta tarde (23), ele anunciou as mudanças, mas não deu qualquer informação sobre a situação do delegado Mauro Cezar Lima, diretor do PDF1, onde ocorreu a fuga de 10 presos perigosos no último domingo (21). No governo, no entanto, a avaliação é de que a situação de Mauro Cézar é insustentável.

No lugar do secretário de Justiça, assume interinamente o perito criminal Guilherme Rocha de Almeida Abreu, que exerce atualmente o cargo de chefe de gabinete da Casa Civil.

Souto foi indicado pelo deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), que na Câmara Legislativa, já começou a reagir, com críticas ao governo.

Para substituir o delegado João Carlos Lóssio, Rollemberg escolheu uma pessoa da confiança do diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba. O delegado Anderson Espíndola, diretor-geral-adjunto da corporação, será o titular da Sesipe.

Lóssio integra grupo rival a Seba na Polícia Civil do DF. Na repercussão sobre a fuga na Papuda, o também delegado Mauro Cézar criticou a atuação da Polícia Civil na busca dos fugitivos.

Durante a coletiva, Rollemberg anunciou também que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) volta a ficar vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, e não mais à Secretaria de Justiça.

A troca no comando aconteceu depois da crise política provocada pela fuga dos 10 presos na madrugada de domingo (21/2). O diretor do presídio, Mauro Cézar Lima, acusou a Polícia Militar de não manter homens nas guaritas externas do Complexo Penitenciário da Papuda e atacou a própria corporação, a Polícia Civil, ao alegar que não recebeu apoio na captura dos homens.

Quatro dos internos continuam foragidos enquanto, nos bastidores, criou-se um fogo cruzado entre as forças de segurança e a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), ligada à Secretaria de Justiça e Cidadania. Na segunda (22), Rollemberg ainda tentou acalmar os ânimos, e disse que era preciso investigar o que ocorreu antes de apontar os responsáveis.

A Sesipe abriu investigação para saber as circunstâncias da fuga e informou que “estão sendo estudadas medidas para reforçar a segurança nas unidades prisionais que sofrem com problemas estruturais, disputas políticas e brigas institucionais.

Também ontem (22), em um áudio divulgado nas redes sociais e em uma declaração pública, Mauro Cézar disse que 90% das torres de vigia estão desabilitadas, informação desmentida pelo chefe do Centro de Comunicação Social da PM, coronel Antônio Carlos de Santana.

Com informações de Isa Stacciarini

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos

Posts recentes

  • CB.Poder

Celina ataca fake news

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…

7 horas atrás
  • CB.Poder

Câmara aprova projeto da OAB-DF que obriga a polícia a comunicar casos de violência doméstica envolvendo advogados

Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…

10 horas atrás
  • CB.Poder

Veja como a bancada do DF votou no projeto que reduz pena de Bolsonaro e de outros condenados pelos atos golpistas

ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…

20 horas atrás
  • CB.Poder

Trabalhadores da limpeza do Buriti vão receber adicional de insalubridade, por decisão judicial

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Claudio Abrantes anuncia pré-candidatura à CLDF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Deputada propõe incluir crimes da Lei Maria da Penha na Lei da Ficha Limpa

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…

1 dia atrás