Com direito a som de forró pé de serra e a galinhada para o almoço, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), postulante à reeleição, e o presidenciável Ciro Gomes (PDT) realizaram, nesta quinta-feira (23/08), o primeiro ato conjunto de campanha. O pedetista, que estava com viagem agendada para Mato Grosso do Sul, permaneceu por pouco tempo no encontro, realizado na Feira de Ceilândia. O chefe do Palácio do Buriti, por sua vez, investiu no corpo a corpo, percorrendo as bancas do local por cerca de 40 minutos. O socialista, no entanto, não fez promessas eleitorais.
Ciro e Rollemberg aproveitaram o almoço para trocar afagos. Apesar da resistência do PDT-DF ao nome do governador, o presidenciável rasgou elogios ao socialista. “Cuidem dessa joia. Não está sobrando homem como Rodrigo. Cuidem desse tesouro, pois faltam gestores como ele. Lembrem da cidade antes de o Rodrigo entrar. O DF estava todos os dias nas páginas policiais e os políticos, envolvidos nos escândalos de corrupção”, discursou.
O socialista, que garantiu palanque eleitoral a Ciro, apesar da falta de alinhamento nacional entre PSB e PDT, o classificou como o candidato ao Planalto “que melhor conhece o Brasil”. “O país precisa resgatar a política como um instrumento para fazer as pessoas mais felizes, construir alternativas e soluções. Você, com toda a experiência, é uma esperança”, disse.
O governador ainda ressaltou os feitos da gestão em Ceilândia. “Quando assumimos, o Sol Nascente era uma das maiores favelas do país. Entramos colocando asfalto, esgoto, unidade básica de saúde”, lembrou. Dias antes da proibição eleitoral à presença de candidatos em inaugurações, o governo entregou as obras de infraestrutura do Trecho 1 do bairro. Entre as ações para a implantação de redes de drenagem, pavimentação e meio-fio, foram investidos cerca de R$ 58,8 milhões.
Rollemberg não enfrentou resistência durante a caminhada pela feira. Contudo, integrantes da Comissão dos Aprovados no concurso da Secretaria da Criança, realizado em 2015, reivindicaram as nomeações de especialistas e técnicos socioeducativos.
Candidatos
Apesar da presença de Ciro Gomes na capital, poucos foram os integrantes da Executiva Regional do PDT que compareceram à Feira de Ceilândia. Entre os principais candidatos da legenda, apenas o distrital Reginaldo Veras marcou presença. O parlamentar, no entanto, não sentou à mesa com o governador e o presidenciável.
Entre os socialistas, acompanharam Rollemberg a distrital Luzia de Paula, que tentará a reeleição, a postulante ao Senado, Leila do Vôlei, e a aposta do PSB a deputada federal, Maria de Lourdes Abadia. Candidatos à vice-governadoria e ao Senado, Eduardo Brandão (PV) e Chico Leite (Rede) não apareceram – os dois fazem palanque para a presidenciável Marina Silva (Rede).
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…