Coluna Eixo Capital, publicada em 22 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos
O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi homenageado ontem pela Câmara Legislativa com o título de cidadão honorário de Brasília. Nomeado pelo presidente Lula, o advogado paulista vestiu a toga em julho de 2023. Desde então, vive na cidade. A ideia de conceder o título partiu do chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, e do governador Ibaneis Rocha (MDB), que sugeriram a homenagem ao deputado distrital Hermeto (MDB). O distrital emedebista apresentou o projeto que originou a honraria. Ibaneis Rocha acompanhou a solenidade no plenário da Câmara.
O advogado Esdras Dantas, membro nato da OAB-DF, presidente da entidade em duas gestões, além de conselheiro federal e ex-diretor da OAB Nacional, anunciou apoio irrestrito à candidatura de Cléber Lopes para a presidência da Ordem dos Advogados do Distrito Federal. Para ele, Cleber representa não apenas a continuidade de um trabalho sólido realizado por um grupo que, até bem pouco tempo, teve a liderança de Juliano Costa Couto, mas também a renovação necessária para enfrentar os desafios da classe com projetos concretos e soluções criativas.
No fim de semana, o candidato Paulo Maurício Siqueira, o Poli, lançou seu comitê de campanha na 509 Norte. Será um espaço para encontro dos aliados do candidato à presidência da OAB-DF e de centralização do material de divulgação.
O candidato Everardo Gueiros, o Vevé, passou o dia ontem em corpo a corpo com eleitores em escritórios de advocacia. Esteve em um dos maiores, em Taguatinga, de Pinheiro Neto. Também esteve no Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico).
A advogada Karol Guimarães, candidata à presidência da OAB-DF, cumpriu uma agenda intensa nos últimos dias, reunindo-se com advogados de diversas regiões do Distrito Federal, como Taguatinga, Águas Claras, Asa Norte e Gama. Durante os encontros, Karol apresentou propostas de fortalecimento da advocacia e ouviu as demandas de profissionais que se sentem excluídos pela Ordem. “Em cada local visitado, reafirmei meu compromisso com uma gestão combativa, que não apenas luta pelos direitos dos advogados, mas também trabalha para atender as necessidades de toda a classe”, destacou a candidata.
Em visita à Caixa Econômica Federal, Cris Damasceno apresentou um pedido feito ao Conselho Federal da OAB para a equiparação dos advogados do Banco do Brasil, Caixa Economicamente e Correios aos advogados públicos, para que possam advogar em todo território nacional sem necessidade de inscrição suplementar.
A decisão do ex-deputado Geraldo Magela (PT) de lançar seu nome para a disputa ao Palácio do Buriti — revelada ontem no programa CB.Poder — dificulta a união dos partidos de esquerda que vinham se reunindo para buscar uma unidade. O grupo já tinha dois nomes no páreo: Ricardo Cappelli (PSB) e Leandro Grass (PV). Agora, há mais um pré-candidato para se sentar à mesa e negociar.
Antes de discutir com os partidos aliados sobre sua pré-candidatura ao Palácio do Buriti, Geraldo Magela precisa buscar apoio interno para se consagrar como o nome do partido do presidente Lula ao GDF. Em todas as eleições, Magela se apresenta para a disputa ao Executivo, mas a última vez em que conseguiu ser candidato foi em 2002, há mais de 20 anos, quando quase derrotou Joaquim Roriz.
Em comemoração aos 20 anos da Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), membros e servidores se reuniram, na última quinta-feira, em cerimônia na sede da instituição. Também foi celebrado o primeiro ano de vigência da Ouvidoria das Mulheres, criada em 2023 como mais uma ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher. O ministro Rogério Schietti, que foi procurador-geral de Justiça do DF entre 2004 e 2006 e, atualmente, é ouvidor no STJ, foi quem assinou a portaria de criação da Ouvidoria, em 2004. Ele participou da cerimônia, ao lado do procurador-geral de Justiça, Georges Seigneur.
Em seu discurso, o atual ouvidor do MPDFT, procurador de Justiça Francisco Leite, recordou a história da Ouvidoria e reforçou que a meta é avançar nos projetos. “Nós queremos ter a certeza de que o manifestante, em 100% dos casos, recebe resposta. Atualmente, conseguimos alcançar quase 80%”, explica. De acordo com o ouvidor, dentre os projetos a serem iniciados no próximo ano, está também a integração total entre as unidades de atendimento e a Ouvidoria.
A feira de adoção “Audote um Amigo”, realizada no Parque da Cidade e promovida pelo deputado distrital Daniel Donizet (MDB), resultou na adoção de 22 cães e gatos resgatados de situações de maus-tratos. Quem não aproveitou a oportunidade, pode aguardar a próxima edição, que será realizada em 24 de novembro. O lugar ainda não foi decidido. Não faltam animais esperando por um lar.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…