O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados abriu processo de cassação contra o deputado Laerte Bessa (DF-PR). O presidente do colegiado, Elmar Nascimento (DEM-BA), instaurou o procedimento nesta quarta-feira (4/07), por conta de acusações de que Bessa teria agredido com xingamentos e um soco um assessor do governador Rodrigo Rollemberg, durante uma sessão realizada em maio para discutir a destinação de recursos do Fundo Constitucional do DF. A assessoria de imprensa de Bessa informou que o parlamentar não vai se pronunciar sobre o caso.
O relator do processo por quebra de decoro será escolhido na semana que vem e ficará responsável por elaborar um parecer preliminar sobre o caso. Se houver posicionamento em prol da abertura de processo e se o relatório for aprovado pelo Conselho de Ética, Laerte Bessa terá prazo para apresentar defesa.
A confusão que levou à abertura de um processo de cassação contra Laerte Bessa ocorreu na Comissão Mista do Congresso Nacional criada para debater a Medida Provisória 821, que trata da criação do Ministério da Segurança Pública. Em meio às discussões sobre destinações de recursos do Fundo Constitucional do DF, Laerte Bessa agrediu o subsecretário de Articulação Federal da Casa Civil, Edvaldo Dias da Silva.
Segundo os relatos, Bessa rasgou um relatório preparado pelo GDF sobre a divisão dos recursos para saúde, segurança e educação e deu um soco no peito do assessor de Rollemberg. Edvaldo registrou ocorrência na Polícia Legislativa do Senado e o PSB entrou com a representação contra o parlamentar do PR.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…