O presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB) converteu em destituição do cargo a exoneração de Fausto Passos Machado e ainda estabeleceu uma penalidade ao ex-servidor: está impedido de ocupar funções públicas no DF pelos próximos 10 anos. Ex-funcionário do gabinete do deputado Chico Vigilante (PT), ele foi exonerado quando veio à tona a notícia de que havia sido condenado por roubo à mão armada.
Prudente se baseou no inciso V do artigo 194, da Lei Complementar 840/2011, segundo configura infração grave utilizar-se de documento sabidamente falso para prova de fato ou circunstância que crie direito ou extinga obrigação perante a administração pública distrital. Assim que ingressa no serviço público do DF, o servidor precisa assinar um documento em que assegura não ser ficha suja.
O deputado Chico Vigilante (PT) afirma que exonerou o servidor assim que soube do envolvimento e da condenação dele por roubo. “Isso não me diz mais respeito”, afirmou ontem, sobre o ato do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB). E acrescentou: “Só espero que as punições ocorram para todos que cometem crime, inclusive para quem assina a folha de ponto sem estar na Casa”, alfinetou, referindo-se ao rival no plenário, o deputado Robério Negreiros (PSD).
O Ministério Público de Contas do DF tem acompanhado com lupa as despesas do Fundo de Amparo ao Trabalhador Preso no DF (Funap). Por meio de representação, o órgão denuncia que uma oficina comprada para a implementação de uma fábrica de colchões está ociosa no DF desde 2013. Há também problemas no pagamento. Um parecer jurídico incluído no processo indica que se o dinheiro for liberado ao fornecedor, será de responsabilidade exclusiva do gestor. Ou seja, não há como atestar a regularidade.
Um dos autores do livro Elite da Tropa, que deu origem ao filme Tropa de Elite, o antropólogo Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), lança hoje o livro Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos. O escritor aborda temas como polícia, drogas, raízes da violência e direitos humanos. Como não poderia deixar de ser, analisa as propostas do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, do pacote anticrime. O evento dará oportunidade para um bate-papo com o especialista em segurança, a partir de 19h30, na Galeria Mundo Vivo, na CLN 413.
O corretor do iPhone provocou uma falha. O nome correto do desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que deixa o mandato em 31 de agosto é Jackson Domenico.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) passa a semana de férias na Itália, para onde viajou no último fim de semana. Ele postou nas redes sociais fotos com os dois filhos mais velhos, Caio e João Pedro, na Basílica de São Pedro e com o visual do Vaticano ao fundo. Neste ano, ele esteve também duas vezes em Portugal.
Paco Brito (Avante) nunca pensou que governaria tanto o DF. O vice-governador assumiu o comando em todas as viagens de Ibaneis ao exterior neste semestre. Até o fim da semana, é o governador em exercício, com a caneta do Diário Oficial do DF.
Projeto de autoria da deputada Kelly Bolsonaro (Patriotas), que assumiu com a licença de Daniel Donizet (PSDB), proíbe a distribuição de “quaisquer animais não-humanos vivos” a título de brinde, promoção ou sorteio, em eventos públicos ou privados. A pena é de R$ 5 mil para quem descumprir a regra.
Onde vai dar essa guerra entre Carlos Bolsonaro, o filho 02 do presidente Jair Bolsonaro, e o general Augusto Heleno e sua tropa?
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…