Coluna Eixo Capital, por Alexandre de Paula
Estão definidos os distritais que farão parte da comissão criada para fiscalizar o programa de vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal. Hoje, às 17h, o grupo se reúne para eleger o presidente e definir o relator. Nos bastidores, as negociações estão encaminhadas para que Fábio Felix (PSol) dirija os trabalhos e para que o vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), seja o relator. Completam o time Iolando Almeida (PSC), Jorge Vianna (Podemos) e João Cardoso (Avante). A decisão do GDF, até o momento, é de esperar pela vacinação conduzida pelo Ministério da Saúde.
Oposição
Felix deve ficar com a presidência porque foi dele a proposta de montar a comissão. O parlamentar também articulou para que o grupo saísse do papel. Entretanto, o deputado faz oposição forte ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e deve dar trabalho. Portanto, mudanças até a hora da votação oficial não podem ser descartadas.
Os deputados federais pelo Distrito Federal Luis Miranda (DEM) e Celina Leão (PP) estão empenhados na campanha de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. Eles viajaram com uma comitiva do candidato e, nesta semana, estiveram em Palmas (TO) e São Luís (MA). Lira disputa o cargo com Baleia Rossi (MDB-SP).
Feminicídio
O registro de mais um caso de feminicídio no Distrito Federal reforça a importância de que o tema seja debatido sempre e que soluções sejam buscadas pela sociedade e pelo poder público. No ano passado, o DF conseguiu reduzir em 50% o número de crimes do tipo, mas é preciso avançar mais. Medidas mais rígidas, divulgação de informações e investimento em educação são alguns dos caminhos, segundo especialistas.
Contribuições
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) prorrogou o prazo para a consulta pública que colhe sugestões e recomendações para melhorar e dar mais efetividade ao conselho de consumidores do órgão. O prazo vai até 25 de janeiro e permite que a população dê contribuições para os planos da agência.
Denúncias
Entre janeiro de 2019 e outubro de 2020, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu 506 denúncias relacionadas a crimes contra a liberdade sexual, mostra levantamento feito nos sistemas do órgão a pedido do Núcleo de Gênero. Do total, 253 casos são relacionados a estupro. Importunação sexual é o segundo problema mais recorrente, com 218 denúncias encaminhadas.
Mudanças nos concursos
Foi publicada, ontem (12/1), no Diário Oficial do Distrito Federal a redação do final do projeto de lei que altera as regras dos concursos públicos na capital federal. O texto foi aprovado pela Câmara Legislativa no ano passado e aguarda sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). As mudanças englobam alterações nos critérios de correção e anulação de questões e nos critérios para as vagas destinadas às pessoas com deficiência.
Só papos
“Não vamos adiar, tomamos todos os cuidados de biossegurança. Queremos dar segurança para quem vai fazer a prova. Não podemos selar a vida, as expectativas dos estudantes (…) É uma minoria barulhenta que pede o adiamento (do Enem).”
Milton Ribeiro, ministro da Educação
“Não é a minoria barulhenta, senhor ministro, é a maioria consciente do acirramento pela epidemia da imensa desigualdade como a educação é oferecida, desde sempre, no Brasil conforme a renda e o endereço; e pelo temor lógico com a aglomeração.”
Cristovam Buarque, ex-governador do DF e ex-ministro da Educação
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…