Parques, cultos e outras atividades voltaram a ser liberadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta quinta-feira (9/7), em novo decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do DF.
Em resposta a uma decisão judicial, o emedebista suspendeu as normas que liberavam academias, salões, bares e restaurantes e voltava a vigorar decreto de 22 de maio, que proibia em todo o Distrito Federal o funcionamento de parques, clubes, feiras populares (com exceção das permanentes) e a realização de cultos, missas e rituais — a não ser quando dentro de veículos em estacionamentos.
No decreto desta quinta, no entanto, o governador determinou que o decreto de 22 maio passe a vigorar com todas as atualizações feitas depois. Com isso, parques, cultos, feiras e clubes, por exemplo, voltam a ter autorização para abertura. O Parque da Cidade chegou a ser fechado nesta quinta.
Na prática, das atividades que tinham retornado, apenas salões e academias precisam manter as portas fechadas. Está suspenso o cronograma de retorno de escolas e de bares e restaurantes.
Fechamento
Em Ceilândia e Sol Nascente, porém, está em vigor o fechamento de atividades não-essenciais. O prazo das medidas é indeterminado. Ao Correio, Ibaneis afirmou que a falta de atendimento da população às recomendações foi o fator que pesou para a decisão. “Fechar é uma decisão minha. Abrir depende de responsabilidade conjunta”, justificou. As restrições incluem shoppings, academias e cultos.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…