Com festa e força política, Cléber Lopes registra chapa para a OAB-DF

Compartilhe

Coluna Eixo Capital, publicada em 18 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos

O criminalista Cléber Lopes registrou ontem com festa sua candidatura à presidência da OAB-DF. A advogada Gisele Reis será a vice. Depois da inscrição da chapa, o grupo dos verdes fez uma festa para celebrar a largada da campanha.

Lançamento da candidatura de Cleber Lopes à presidência da OAB-DF — Divulgação

Candidatos a presidente em 2021 concorrem ao Conselho Federal

A chapa de Cléber Lopes tem como candidatos a conselheiros da OAB-DF os advogados Carolina Petrarca, Ricardo Alexandre Rodrigues Peres, Thais Riedel, Eduardo Uchôa Athayde, Manuelina Hermes Rosa e Evandro Pertence. Thaís e Pertence (fotos) foram candidatos à presidência em 2021.

Ex-aliado de Délio e de Cristiane Damasceno segue com Cléber

Presidente da Caixa de Assistência da OAB-DF, Eduardo Uchôa Athayde, candidato a conselheiro federal na chapa de Cléber Lopes, rompeu com o grupo do presidente da seccional, Délio Lins e Silva Júnior, ao lado de Cristiane Damasceno. Mas a advogada, que é conselheira federal, eleita em 2021 na chapa de Délio, também rompeu com Cléber para lançar candidatura própria. Eduardo Athayde não seguiu esse caminho.

Experientes

Na chapa de Paulo Maurício Siqueira, o Poli, também há nomes experientes na ordem na disputa ao Conselho Federal: o ex-presidente Francisco Caputo, o Kiko, e o atual, Délio Lins e Silva Júnior. Candidata à presidência em 2021, a advogada Renata Amaral também concorre como conselheira federal.

Prazo termina hoje

Duas candidaturas à presidência da OAB-DF ainda faltam ser oficializadas: de Cristiane Damasceno e Karolyne Guimarães (foto). Termina hoje às 18h o prazo para as inscrições. Karolyne programa o pedido de registro para hoje, às 16h.

Negociação difícil

O grupo de Cristiane Damasceno (foto) passou o dia ontem em conversas com o de Karolyne Guimarães. Há uma tentativa de composição para unir as duas candidaturas, o que poderia fortalecer a chapa. O problema é que nenhuma das duas quer ser vice da outra.

Mais de mil animais silvestres foram atendidos em centro do DF

Pioneiro no Brasil, o Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do DF (Hfaus) — criado em março — ultrapassou os mil atendimentos. Em oito meses, foram 1.109 animais acolhidos pela unidade em Taguatinga. Iniciativa do Brasília Ambiental com parceria privada, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar que oferece acompanhamento da saúde física, nutricional, comportamental e psicológica dos animais resgatados. O objetivo é reabilitar os animais para que sejam reinseridos na natureza. “O hospital, além de ser o primeiro a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, oferece um atendimento de extrema qualidade. Nosso objetivo é manter a qualidade do atendimento e ampliar ainda mais as solturas e reabilitações das diversas espécies”, afirmou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, à Agência Brasília.

Queimadas levaram a 200 tratamentos

Os incêndios florestais dos últimos meses demandaram o atendimento de mais de 200 animais apenas na primeira quinzena de outubro, vítimas diretas ou indiretas das queimadas. A maioria dos animais que chegam ao hospital são filhotes. Mais de 100 foram recolhidos nos últimos dias, perdidos durante a fuga da família em ambientes degradados ou abandonados no período de migração das espécies para reprodução. Entre os animais que receberam atendimento na unidade, estão tamanduás-bandeiras e mirins, ouriços-cacheiros, lobos-guarás, um veado-catingueiro, onças-pardas, miquinhos, saruês e diversas aves que colidiram com vidraças ou fios de tensão.

Selo de linguagem simples

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu o Selo de Linguagem Simples 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cerimônia realizada nessa quarta-feira, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF). A certificação foi concedida pelo CNJ aos 48 órgãos que se dedicaram a tornar a comunicação com o público mais clara e objetiva, por meio da Linguagem Simples. O 1º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, representou o presidente do Tribunal, desembargador Waldir Leôncio Júnior, na cerimônia. O magistrado afirmou que o recebimento do selo é o reconhecimento do esforço coletivo do TJDFT em aproximar o Judiciário do cidadão, ao tornar a comunicação da instituição mais clara, acessível e eficiente.

robertofonseca

Posts recentes

  • Eixo Capital

Coronel da PM do DF minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…

59 minutos atrás
  • Eixo Capital

Coronel minimizou risco em reunião antes do 8/1

Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni  Um áudio…

6 horas atrás
  • CB.Poder

Bug em app foi decisivo para PF obter detalhes do plano de golpe

Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…

20 horas atrás
  • CB.Poder

Moraes ameaça multar presidente da CPI do 8/1 em R$ 50 mil

Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…

2 dias atrás
  • CB.Poder

PF acessa celular de homem-bomba e apreende telefone de ex-companheira

Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…

4 dias atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • Eleições
  • Notícias

Por determinação da Comissão Eleitoral da OAB-DF, Cleber Lopes se retrata, mas mantém promessa de isentar a anuidade de jovens advogados

ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…

5 dias atrás