Câmara Legislativa do DF CLDF
Câmara Legislativa do DF CLDF Minervino Júnior/CB/D.A Press Câmara Legislativa do DF CLDF

CLDF: CPI das Fake News pode atrapalhar abertura de comissão para apurar gastos na pandemia

Publicado em Notícias

A proposta de abertura de Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI), de inciativa do deputado distrital Leandro Grass (Rede), para apurar gastos do Governo do Distrito Federal na pandemia do novo coronavírus pode ser embarreirada pela instauração de uma uma outra CPI, que visa investigar denúncias de fake news.

O regimento da Câmara Legislativa permite que existam apenas duas CPIs simultaneamente. Atualmente, já está em andamento na Casa comissão voltada para o enfrentamento do Feminicídio. No caso da CPI das Fake News, a leitura em plenário do protocolo foi feita em abril.

Segundo fontes da Câmara, Grass retirou assinatura da comissão das notícias falsas por acreditar que a apuração dos gastos na pandemia é mais urgente neste momento, mas outros dois novos deputados apoiaram a iniciativa, o que dá sustentação para que o grupo seja mantido.

Uma forma de contornar a situação seria chegar a 13 assinaturas para a CPI da Pandemia, o que possibilitaria, de acordo com o regimento, a existência de três comissões simultâneas.