chico_vigilante

Chico Vigilante cobra investigação por quebra de decoro contra José Gomes

Publicado em CB.Poder

SAMARA SCHWINGEL

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) cobrou do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB), a instauração de uma investigação interna para apurar eventuais lesões à ética parlamentar por parte dos deputados investigados nas Operações Alpha 19 e Cidade Livre do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e da Polícia Civil do DF.

 

Os 15 mandados de busca e apreensão foram deflagradas na manhã desta quarta-feira (16/12) e apuram os crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, dispensa ilegal de licitação, prevaricação e de falsidade ideológica, na Administração Regional do Núcleo Bandeirante.

 

O distrital José Gomes (PSB) foi o principal alvo. Os investigadores fizeram apreensões na casa e no gabinete do parlamentar.

 

Em nota, Chico Vigilante afirmou que “mais uma vez, a imagem do Poder Legislativo do DF fica manchada.”

O petista defendeu que todos têm direito à ampla defesa prevista na legislação penal, porém, “é preciso que o presidente Rafael Prudente instaure investigação interna para que os fatos levantados nesse procedimento policial não fique apenas nas questões criminais. É preciso de apuração de eventuais lesões à ética parlamentar”, completa.

 

Vigilante é o autor da representação por abuso de poder econômico que levou à cassação do mandato do José Gomes na Justiça Eleitoral. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão. Mas uma liminar do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o manteve no cargo.

 

Procurada pela reportagem, a CLDF informou que, em breve, irá se manifestar oficialmente em relação ao caso.