Deputados distritais fazem, hoje, a última sessão do semestre legislativo. Em encontro presencial, eles avaliarão, além do orçamento, o polêmico projeto que altera a previdência local conforme às normas da reforma aprovada em âmbito nacional no ano passado.
Para o GDF, o tema é prioridade, mas o assunto mexe direto no bolso dos servidores (parte do eleitorado muito desejada por deputados) que passarão a ter contribuição de 14% (hoje são 11%).
A articulação em busca de maioria para aprovar as mudanças começou há um bom tempo, mas até agora, com o projeto praticamente em Plenário, o destino da proposição é incerto e o governo ainda tenta conseguir apoio.
Para se ter ideia do tamanho da pressão, o Sindireta (Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquia, Fundações e Tribunal de Contas do Distrito Federal) publicou uma lista com telefones pessoais dos deputados distritais no Facebook. A intenção foi levar diretamente os recados dos servidores para os parlamentares. Muita gente, ontem, não teve sossego e alguns celulares tocaram frequentemente.
A disputa foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). A pedido do distrital Fábio Felix, o PSol acionou a Corte para suspender portaria federal que obriga os estados, municípios e o Distrito Federal a replicarem as regras aprovadas na Reforma da Previdência. Isso é uma das bases para o projeto do Executivo a ser avaliado hoje.
A ação do partido pede suspensão liminar e declaração de inconstitucionalidade da portaria. “Essa portaria trata da matéria como se estados e municípios não tivessem nenhuma autonomia para organizarem seus regimes, o que não é verdade”, afirma o presidente nacional do partido, Juliano Medeiros.
Parlamentares da oposição subiram o tom para criticar o governador ontem porque viram como incoerente a decisão de decretar estado de calamidade pública e ao mesmo tempo autorizar estudos e planejar o retorno das atividades comerciais que ainda não tiveram liberação para funcionar.
“O governador decretou o estado de calamidade no DF, mas não fala nada sobre interromper a flexibilização que está contribuindo muito para o problema da pandemia. Sem contar que a decisão abre um leque para gastos sem controle”, afirmou o distrital Leandro Grass (Rede).
O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) é conhecido pela habilidade questionável com as palavras e pelas mensagens de difícil compreensão publicadas nas redes sociais. Ontem, porém, o filho 02 do presidente Jair Bolsonaro foi além em um post cifrado no Twitter: “sérgio, aparelhos de escuta, brinquedo gepeto, palocci não, rede, alicate, boneco chucky, tucanos, biografia, socialismo, liberdade, mary poppins…”, escreveu. “A caipirinha bateu”, brincaram alguns internautas.
A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) encaminhou um requerimento ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo informações sobre a criação do projeto Renda Brasil. A ideia é que o programa substitua o Bolsa Família. O assunto não tem sido debatido com os parlamentares, o que motivou o ofício da deputada. Flávia é presidente da Comissão Especial do Bolsa Família.
O decreto de calamidade pública ontem pegou muita gente de surpresa. Isso porque desde abril a Câmara Legislativa reconheceu a calamidade por pedido do GDF. A questão é que para receber repasses do Fundo de Calamidade Pública da União era exigência que houvesse o novo decreto. Na prática, agora o DF está habilitado para pleitear as verbas extraordinárias e buscar ajuda do governo federal.
“Lembra qual é o prêmio? Uma tarde no Palácio da Alvorada com essa linda ministra e com aquela linda primeira-dama, dona Michelle Bolsonaro”
Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ao divulgar prêmio voltado para crianças
“Porque o show de horrores, que é esse governo, sempre pode piorar”
Fernanda Melchionna (PSol-RS), deputada federal em relação ao anúncio da ministra
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…