Cade abre processo para investigar cartel de gás de cozinha no DF e no Entorno

Compartilhe

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou processo para investigar a formação de cartel  no mercado de gás de cozinha do Distrito Federal e do Entorno. O procedimento administrativo foi aberto nesta segunda-feira (19/9), com base em suspeitas de que distribuidoras, revendedoras e até sindicatos organizaram um esquema para fixar preços e dividir o mercado de distribuição e venda do produto.

As denúncias são apuradas desde 2008 pela então Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. Em 2010, o Ministério Público do DF e a Polícia Civil deflagraram a Operação Júpiter, com o cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão de documentos no DF e em Goiás. Com a abertura de uma ação penal, o Cade conseguiu o compartilhamento de provas, inclusive de interceptações telefônicas.

Estão sendo investigadas cinco distribuidoras de gás de cozinha, 31 revendedoras, além de 39 pessoas envolvidas com o suposto cartel. O Cade também apura a participação do Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras Varejistas de Gás Liquefeito de Petróleo do Distrito Federal (Sindvargas-DF) e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás). Em caso de condenação, as empresas podem pagar multas que variam de 0,1% a 20% do faturamento.

Uma das empresas supostamente envolvidas, a Supergasbras Energia Ltda negociou um acordo, chamado de Termo de Compromisso de Cessação (TCC), por meio do qual reconheceu sua participação no esquema e se comprometeu a colaborar com as investigações.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Rodovalho pode ser o líder espiritual de Bolsonaro na prisão

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Bispo Robson Rodovalho pode ser um…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

5 dias atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

1 semana atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

1 semana atrás