Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux
A vida pós-picada da vacina contra o coronavírus deve seguir rígidos padrões de cuidados. A mais irreverente e estilosa vacinada de Brasília, Mercês Parente, reforça a importância de manter-se fiel ao isolamento, ao uso de máscaras e higienização das mãos. “É atitude política e de respeito ao coletivo”, defende a jornalista, que já tomou as duas doses e, para cada ocasião, fantasiou-se em protesto contra o negacionismo e a caretice de plantão. Seja vestida de jacaré, para ironizar a frase de Bolsonaro sobre os “efeitos” da CoronaVac, ou com um vestido cor-de-rosa com bonequinhos em sugestiva pose ao lado da sua idade, 69, Mercês faz jus aos ensinamentos de Dercy Gonçalves e Rita Lee. “O que não faltam são histórias nesses anos, causos, vidas contidas em minha existência. Mergulho nos momentos, instantes e permanências. Cheguei ao mundo para ser feliz. Quando tudo fica nebuloso, nada que uma boa gargalhada não reverbere e a vibração espante o mau agouro. Também pode ser um palavrão”, sugere Mercês, de seu apartamento na 208 Sul, onde mora desde a chegada dos pais a Brasília, em 1961.
Nunca antes na história desse país, a ciência foi tão comentada quanto agora e, por tabela, uma eleição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) chamou tanta atenção. Nesta quinta-feira, os olhos se voltam para as eleições da nova diretoria da entidade. Dois candidatos disputam à presidência: Renato Janine Ribeiro (USP), ex-ministro da Educação; e o neurocientista Carlos Alexandre Netto, ex-reitor da UFRS.
Por dentro das forças
Policiais das forças de seguranças locais envolvidos em violência doméstica estão recebendo acompanhamento terapêutico, reflexivo e processual. A Secretaria de Segurança e o Tribunal de Justiça estão à frente do projeto inovador aqui no DF que é reconhecido pelo Fórum Brasileiro de Segurança.
De olho
A polícia está na cola do maior financiador de fake news do país e dois advogados que estavam tentando fechar negócio com a Pfizer para liberar a compra das vacinas para o Brasil.
O que eles disseram
“A prevenção é grande aliada da saúde. No auge da crise da covid-19, com desafios em todas as esferas da vida, fica evidente que proteger as pessoas e promover a autoproteção são compromissos dos quais não devemos nos furtar. Nós somos produtores de conhecimento científico, além da assistência em saúde, um conceito que aprendemos nessa pandemia é que usar máscaras de proteção, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento físico são atitudes preventivas que realmente salvam vidas”. #NãoPareDeSeCuidar
Gustavo Fernandes, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês em Brasília
“Sei que pode ser trivial, mas estimular as pessoas a continuarem respeitando o isolamento pode evitar mais mortes pela covid-19. Outro ponto essencial é incentivar o uso de máscara enquanto faz caminhadas (tal como você, minhas filhas e eu — só não vai de máscara a Lola, a cachorra vira-lata, mas de ótima índole)”. #Negacionismomata
Aldo Paviani , geógrafo e professor da UnB
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…