Hospital de Base
Hospital de Base 12/03/2020. Credito: Darcianne Diogo/CB/D.A Press. Hospital de Base

Após mudanças no Iges-DF, superintendente do Hospital de Base é exonerado

Publicado em GDF, Notícias

Superintendente do Hospital de Base do DF, Lucas Seixas Doca Júnior foi exonerado nesta sexta-feira (5/2). Ele deixa o cargo, a pedido, após o afastamento do ex-presidente da Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) Paulo Ricardo Silva ser afastado pelo conselho administrativo da instituição, responsável pela gestão do Base.

Lucas foi condenado pela morte de uma paciente em 2019 e teve a sentença confirmada recentemente pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Havia pressão na Secretaria de Saúde para a exoneração dele. Esse foi um dos fatores que pesou para a queda de Paulo Ricardo Silva, além do questionamento sobre o excesso de contrações no Hospital de Base.

O médico também foi pivô de um crise no ano passado quando, um áudio dele destinado a funcionários do Hospital de Base, vazou. Ele afirmava que o sistema de saúde local estava perto do colapso.

Além de Lucas, foram exonerados Washington Carlos Ribeiro Soares, então Chefe de Gabinete da instituição e Denilson Campelo dos Santos, então superintendente do Centro Inovação, Ensino e Pesquisa (CIEP).

Assume interinamente a superintendência do Hospital de Base, Jair Tabchoury Filho, atual Diretor de Atenção à Saúde do Iges-DF. Os outros cargos seguem vagos.