Por Ana Dubeux — A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) terá sede própria em Brasília, na Asa Norte, com direito a programações de lazer e cultura nos fins de semana. Quem garante é o presidente da agência, Jorge Viana, participante assíduo das principais corridas de rua da capital, inclusive é um dos convidados da Maratona Brasília. Viana costuma treinar nas superquadras do bairro. “Sou apaixonado por esse lugar e adoro correr aqui”, diz.
Além de defender a realização de corridas, maratonas e eventos em geral, Viana é de opinião que a cidade deve oferecer mais opções aos moradores nos fins de semana. “As sedes de instituições de governo e públicas deveriam abrir aos visitantes sábado e domingo”, propõe.
A neurocientista Lúcia Willadino Braga e o ortopedista Álvaro Massao Nomura celebram, este mês, 46 anos de trabalho na Rede Sarah. Chegaram ao hospital na mesma época e, hoje, ocupam, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da organização, que é referência em assistência médica no Brasil e no exterior.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília aprovou ontem resolução que oficializa o ingresso de pessoas com mais de 60 anos na instituição de ensino superior, por meio de processo seletivo. A partir de agora, o UnB 60 será realizado semestralmente.
Na reunião do Cepe, o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, detalhou o sucesso da primeira edição do 60 , realizado no final de fevereiro. A UnB esperava algo entre 500 e mil inscritos para o processo seletivo, porém mais de 3 mil candidatos concorreram — e 136 foram aprovados. “A primeira edição permitiu a muitas pessoas, não apenas retomar antigos projetos e sonhos, como ressignificar suas próprias vidas, representando, para muitos, um resgate de dignidade e autoestima. A possibilidade de amplificar a troca de experiência intergeracional no ambiente acadêmico é um efeito adicional dessa política”, disse.
Contra a violência, informação. A partir de hoje, o Distrito Federal passa a ter um banco de dados sobre agressores de mulheres. O governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei nº 7.487, que prevê uma plataforma de informações de homens condenados por violência contra a mulher em processos com trânsito em julgado – ou seja, sem possibilidade de recurso.
Farão parte do cadastro de agressores réus condenados por feminicídio, estupro, perseguição, lesão corporal, invasão de dispositivo informático e violência psicológica contra a mulher. “A promulgação desta lei representa um passo significativo na luta contra a violência de gênero e no fortalecimento das políticas de proteção às mulheres no DF”, comemorou o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), autor da nova lei.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prometeu acelerar a tramitação do projeto de lei que cria o novo regime disciplinar para a Polícia Federal e a Polícia Civil do DF. O novo texto busca estabelecer critérios mais objetivos, com menor discricionariedade, para infrações disciplinares nas corporações. O projeto estabelece 14 situações em que há possibilidade de demissão.
A nova regra disciplinar para a PF e a PCDF foi aprovada na Câmara, no mês passado, e será apreciada em breve no Senado, assegurou Pacheco. “Em atenção a esses profissionais, firmamos um compromisso de apreciação célere do Projeto de Lei 1.952 de 2007. O projeto aguarda envio ao Senado e, assim que possível, analisaremos essa proposição, que é tão importante para a instituição”.
A senadora Damares Alves quer mobilizar igrejas evangélicas e católicas de Brasília para o combate à violência doméstica. O objetivo é capacitar lideranças religiosas para identificar sinais de violência e encaminhar vítimas a redes de proteção, assim como incentivar as denúncias de agressão. A ação foi batizada de “Se Liga, Irmã”. O primeiro encontro será em 19 de abril, no Auditório da Família, no Setor Comercial Sul. “A igreja pode canalizar essa transformação de uma sociedade livre da violência contra a mulher que tanto buscamos”, diz a parlamentar.
Chegou ao Supremo Tribunal Federal uma investigação envolvendo um deputado federal, acusado de abuso sexual pela própria filha adolescente. O caso ocorreu em 2019, foi denunciado pela menina em 2020, e vários laudos foram feitos. A perícia medica não apresentou vestígios físicos de abuso. O laudo psicológico encontrou elementos consistentes de violação sexual, e a perícia social viu elementos de violação de direitos. Em 2022, o Ministério Público pediu arquivamento do caso por entender que a palavra da vítima era a única prova, e que o caso requeria cautela.
O GDF aderiu à campanha Abril Azul. Para conscientizar a população sobre o autismo, o Palácio do Buriti e a Torre de TV receberão iluminação especial até o fim do mês. A iniciativa é da Secretaria da Pessoa com Deficiência.
A 9ª edição da Feira da Goiaba começa, amanhã, a partir das 18h, na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. O evento que celebra a época de colheita da fruta mais cultivada do DF acontece em dois fins de semana, de 5 a 7 e de 12 a 14 de abril. No evento, o público encontrará 36 estandes no Empório da Goiaba, sendo possível adquirir a fruta in natura e derivados, como doces e geleias. Também haverá o galpão do artesanato e o espaço da Florabraz, com 30 estandes comercializando diversas plantas.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…