Com o número de casos de Covid-19 em crescimento, muita gente no governo aposta que os prazos de suspensão de aulas, de fechamento de shoppings, clubes, academias e parques serão prorrogados. Inicialmente para o fim de abril. Mas a normalidade é algo ainda longe de se vislumbrar. O que acontecerá do ponto de vista econômico é também uma incógnita. Como o setor produtivo sobreviverá com as lojas vários dias com as portas fechadas? O comércio é a principal atividade econômica do DF.
Os benefícios fiscais e financiamentos com juros baixos e prazo de carência ajudam, mas não resolvem. Principalmente numa pandemia, com o planeta parado. A chanceler alemã, Angela Merkel, definiu: “Desde a Segunda Guerra Mundial, não houve um desafio para o nosso país que dependesse tanto da nossa ação conjunta e solidária”. Para nós, não é diferente. Aos 60 anos, Brasília vive a sua Primeira Guerra Mundial.
Com o teste para coronavírus positivo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deixou muita gente preocupada ontem. Ele esteve há 10 dias na festa de lançamento da CNN Brasil, com a presença de 1,3 mil pessoas, entre as quais o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os governadores Ibaneis Rocha, João Doria e Wilson Witzel.
O senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) tem defendido que os R$ 15 bilhões do orçamento deste ano que estão à disposição do Congresso sejam destinados exclusivamente para a saúde pública. “Nada é mais importante”, afirma o senador.
Com o Congresso parado pela crise com o coronavírus, o PLN 01/2020, que trata da recomposição salarial das forças de segurança, não tem data para ser apreciado.
O Sindicato dos Delegados (Sindepo) e o dos policiais civis (Sinpol) tem cobrado da direção-geral da Polícia Civil medidas que beneficiem a categoria com teletrabalho, como outros servidores. Saúde, segurança, comunicação e fiscalização dos direitos do consumidor são algumas das áreas não incluídas no decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre o ponto facultativo.
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania/DF) pediu ao Conselho Federal de Medicina (CFM) que adote providências de regulamentação para que consultas ambulatoriais sejam feitas por videoconferência, via internet, sem a necessidade de acompanhamento de um profissional da saúde. O objetivo é diminuir o fluxo de pessoas que estão buscando as emergências nos hospitais e também reduzir a exposição dos profissionais da saúde ao coronavírus.
O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o presidente da Aneel, André Ruelli, são dois casos confirmados de Covid-19 que não estiveram recentemente no exterior. Eles, na verdade, vivem no aeroporto, em viagens a trabalho. Ambos, felizmente, estão bem.
Começaram a surgir confirmações de coronavírus para todo lado. Difícil acreditar que a contaminação esteja restrita aos 36 casos registrados oficialmente. Os números devem subir muito até o fim de semana porque alguns hospitais fora da rede pública do DF estavam demorando a notificar a Secretaria de Saúde.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…