Aeroporto de Brasília é eleito o melhor da América Latina

Compartilhe

Coluna Eixo Capital publicada em 10 de julho de 2024, Por Ana Maria Campos

O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito como o melhor da América Central e do Sul em pesquisa promovida pelo site AirHelp Score. O terminal por onde passam mais de 1,1 milhão de passageiros por mês foi escolhido pelos internautas como o quinto melhor no ranking internacional. Mais de 17 mil usuários de 64 países diferentes avaliaram os terminais no período entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024. Foram avaliados três quesitos: pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos e lojas e restaurantes. Atualmente, o terminal brasiliense tem voos sem escala para Santiago (Chile), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Cidade do Panamá (Panamá), Miami e Orlando (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina).

Ranking

No ranking da AirHelp Score, o primeiro colocado é o terminal de Doha, no Qatar. Em seguida aparecem: Cape Town, na África do Sul, Nagoya e Osaka, no Japão, e Brasília em quinto. Entre os 10, consta também outro terminal brasileiro, o de Belém, em nono. O de Recife está em 14° e o de Belo Horizonte, em 19º.

Plano A mantido

Para os possíveis adversários que se animaram com os rumores de um projeto nacional envolvendo a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), em 2026, pessoas próximas têm dito: “Ela não vai trocar o certo pelo duvidoso”.  Muita gente torce para que ela deixe a disputa ao Palácio do Buriti para abrir o caminho a concorrentes da base aliada do governador Ibaneis Rocha (MDB). Mas, por enquanto, ela não parece encantada com outro caminho.

Afinadas

A senadora Damares Rocha (Republicanos-DF) esteve ontem na solenidade no Palácio do Buriti. Dias depois de dizer que poderia concorrer ao GDF, mostrou-se afinada com a governadora em exercício, Celina Leão.

Acidentes de trabalho em alta no DF

No Distrito Federal, as notificações de acidentes, doenças e agravos no ambiente de trabalho têm crescido. Apenas nos primeiros quatro meses deste ano foram 3.801 casos — um aumento de 43,8% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados do GDF.

Indenização por fraude no celular

A TIM Celular S/A foi condenada a indenizar um homem que teve o chip de sua linha telefônica clonada por fraudadores. A decisão é do 1º Juizado Especial Cível de Águas Claras que considerou que houve falha na segurança dos serviços prestados pela operadora. A indenização de R$ 3 mil foi paga a título de danos morais.

MPDFT pede pressa no atendimento de pacientes com câncer

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) discute com a Secretaria de Saúde do DF uma forma de reduzir a espera por atendimento dos pacientes com câncer na rede pública. Segundo a 3ª Promotoria de Defesa dos Serviços de Saúde, para a primeira consulta, o paciente oncológico precisa aguardar mais de 100 dias. A promotora de justiça Hiza Carpina pediu esclarecimentos ao GDF. Segundo a Secretaria de Saúde, providências foram tomadas: houve a retomada do número de vagas oferecidas para a radioterapia no Hospital Regional de Taguatinga (HRT); o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) apresentou as mudanças adotadas para o centro de infusão de quimioterapia do Hospital de Base (HBDF); e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) voltou a disponibilizar vagas para primeira consulta em oncologia clínica.

Em debate nova sede da Fundação Athos Bulcão

Uma audiência pública, nesta sexta-feira, vai discutir a concessão de terreno no Setor de Divulgação Cultural (SDC) para a Fundação Athos Bulcão. No local, está prevista a construção da futura sede da entidade, a partir de projeto arquitetônico de João Filgueiras Lima, o Lelé, grande colaborador de Athos. O espaço incluirá teatro/auditório, café, loja, museu Athos Bulcão, galeria e sala multiuso. Hoje a fundação que leva o nome do artista funciona em uma loja na W3 Sul. A audiência será realizada às 11h, no Museu Nacional da República.

Jantar pelos 40 anos

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) promove hoje um jantar especial em comemoração aos 40 anos da entidade. O evento será no restaurante Rubaiyat.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder

À queima-roupa: “Faremos as reparações históricas”, diz conselheira do CNJ sobre mulheres na Justiça

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux À queima-roupa, com a juíza Renata Gil, conselheira…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Homenagem ao Cerrado hoje no Eixão

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux Hoje é dia de celebrar o Domingo do…

2 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

“O sistema público de saúde está em colapso”, diz presidente do Sindicato dos Médicos do DF

À Queima Roupa com Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do DF Por Ana…

4 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Ibaneis aposta em novos hospitais para o DF

Por Ana Maria Campos — Em meio às obras espalhadas por todo o Distrito Federal,…

4 dias atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Denúncias contra Silvio Almeida devem cair nas mãos de promotores do DF

Por Ana Maria Campos — Se ficarem comprovadas as denúncias envolvendo o ex-ministro dos Direitos…

5 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF
  • Notícias

STJ julga desobstrução da orla do Lago

Por Ana Maria Campos — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga, hoje, ação rescisória…

6 dias atrás