A disputa no PSB pela Secretaria das Cidades, que terá o papel de articular o trabalho de todas as administrações regionais, está grande. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) criou a pasta para tirar poder do vice-governador Renato Santana e decidiu que o novo órgão ficará na cota do PSB.
O preferido de Rollemberg é o secretário-adjunto da Casa Civil e Relações Institucionais, Igor Tokarski. Ele ainda não o nomeou, porém, porque teme a reação de uma ala do PSB que prefere o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco, para o cargo. “Em 2014, o Tokarski fez 7 mil votos e o Pacco, 27 mil. É muita diferença. Não tem comparação o cacife político e o potencial eleitoral dos dois”, opina um experiente socialista.
Quem pode se beneficiar dessa disputa é o assessor especial de Rollemberg, Marlon Costa. Ele também está cotado para o posto. A escolha de Costa é considerada porque se trata de um integrante do PSB e o governador não teria que tomar partido entre Tokarski e Pacco.
No PSB, cresce a interpretação de que não deveria ser nenhum dos três. O ideal, na visão de alguns integrantes da legenda, é a nomeação de alguém que não tenha pretensão política eleitoral para não colidir com a atuação dos administradores, a maioria apadrinhado de deputado distrital.
Câmara Legislativa
Rollemberg quer tirar Tokarski da articulação com o Legislativo local. Ele chegou a oferecer a chefia de gabinete ao auxiliar, que teria recusado. Os distritais não escondem o incômodo em negociar diariamente com Tokarski, que tem projeto político e pode vir a se tornar um adversário nas urnas. A preferência dos deputados é pelo ex-assessor de Joaquim Roriz, José Flávio, que já trabalha na Casa Civil atualmente.
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…