Comissão Cruls: livro celebra Brasília com diários inéditos sobre a saga à nova capital

Compartilhe

Por SAMANTA SALLUM

Diários inéditos do engenheiro Hastimphilo de Moura, integrante da Comissão Cruls, viraram um livro que traz uma nova abordagem da história sobre a jornada precursora à construção da nova capital federal. Como parte das comemorações pelos 66 anos de Brasília, a Editora Senac-DF, em parceria com o Arquivo Público, lança amanhã, a partir das 17h, no Café-escola Senac Casa de Chá, a publicação Comissão Cruls — Em Busca da Capital Federal.

A obra revela uma perspectiva pouco explorada sobre a concepção do DF: o olhar humano por trás da expedição que definiu o local da cidade.

Manuscritos preservados

Produzido a partir de manuscritos em domínio público, preservados pelo Arquivo Público do Distrito Federal, o livro apresenta uma narrativa acessível ao público contemporâneo. O conteúdo passou por adaptação linguística com curadoria editorial e apoio de ferramentas de inteligência artificial, ampliando o alcance dos relatos originais.

Detalhes do cotidiano

A publicação é baseada nos diários do engenheiro Hastimphilo de Moura, integrante da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, liderada por Luís Cruls. Os registros revelam detalhes do cotidiano da missão, as dificuldades enfrentadas e as impressões sobre uma região ainda pouco conhecida à época.

Ao valorizar a experiência vivida pelos expedicionários, a obra amplia a compreensão sobre a escolha do território que viria a se tornar Brasília, mostrando que a decisão envolveu não apenas critérios técnicos, mas também desafios e descobertas ao longo da travessia.

Esforço conjunto pelo projeto de país de JK

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, trata-se de uma das obras mais importantes para a preservação da memória nacional. “Resgatar essa história é valorizar as origens de Brasília e reconhecer o esforço de quem ajudou a construir esse projeto de país. É uma contribuição relevante para a cultura e para o entendimento do nosso desenvolvimento”, afirma.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, completa: “A obra reforça o compromisso do Senac-DF com a educação, a cultura e a inovação, ao tornar documentos históricos mais acessíveis e relevantes para a sociedade”.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30 no JL ao vivo

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Taxa das blusinhas deixa Alckmin de saia-justa

Comércio e indústria nacional se sentem traídos por presidente Lula. O vice Geraldo Alckmin, que…

18 horas atrás
  • Sem categoria

Empresa do DF é a 3ª do país com maior faturamento no setor de atacado

Atacadão SP lidera ranking com faturamento de R$ 89 bilhões. Veja lista  Por SAMANTA SALLUM …

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Reforma Tributária: os novos prazos para optar pelo Simples Nacional

Coluna Capital S/A de 07 de maio  Por SAMANTA SALLUM  Uma resolução antecipou para setembro…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Dia das Mães sofre efeitos da guerra, do crédito caro e do endividamento das famílias

Projeção de faturamento do comércio é de R$ 14,47  bilhões. Mas setor avalia que diversos…

2 semanas atrás