Por SAMANTA SALLUM
Coluna Capital S/A de 16 de fevereiro
Em cada bloco, evento, desfile de carnaval há forte presença dos pequenos negócios. Costureiras, empresas do ramo do turismo, produtores culturais, músicos e diversos outros prestadores de serviços entram em cena antes mesmo da festa começar muitas vezes.
Uma pesquisa do Sebrae, com base em dados da Receita Federal, revela a dimensão desse ecossistema: 12% dos pequenos negócios do Brasil, cerca de 2,9 milhões de empreendimentos, estão relacionados à festa. É praticamente um em cada 10.
As atividades econômicas desses negócios se concentram no comércio de vestuário e acessórios, além de alimentação, transporte e hospedagem.
Ambulantes entram no mercado formal
Mais perto do folião, estão os ambulantes de alimentação, que avançam na formalização a cada ano. Mais de 56 mil se tornaram microempreendedores individuais (MEI) em 2025, um crescimento de 45% em dois anos. Foram 38,8 mil em 2023 e 42,8 mil em 2024, segundo levantamento do Sebrae nacional.
Benefício do MEI
A formalização como Microempreendedor Individual (MEI) é uma das formas mais acessíveis para o dono de um pequeno negócio atuar no Brasil. O empreendedor obtém
um CNPJ, amplia as oportunidades de crescimento, com possibilidade de acesso a crédito com melhores condições, emissão de nota fiscal e garantia de direitos previdenciários.
Brasília em alta consolida circuito de foliões
Os dias de Sol turbinaram ainda mais o movimento nos blocos de rua. O que há uma década era de restaurantes mais vazio, agora é de estabelecimentos com fila de espera e disputa por músicos para apresentações no período do carnaval. Bares e restaurantes lideram as contratações, seguidos por transporte de passageiros e hospedagem.
Bloco bolsonarista no culto
A vice-governadora Celina Leão (PP) se uniu ao bloco de Michelle Bolsonaro (PL) e da senadora Damares (Republicanos) no grande encontro religioso da Igreja Sara Nossa Terra, que reuniu 10 mil jovens no Arena Hall. Contou que ficou emocionada com o espaço lotado com a juventude. A foto tirada foi lida como prenúncio de uma chapa com Michele disputando o Senado pelo DF.
Do hambúrguer artesanal à inteligência artificial
Parceria entre a Secretaria da Juventude do DF e o Senac-DF está oferecendo qualificação em gastronomia e tecnologia.
Ao todo, as duas iniciativas capacitaram mais de 400 jovens, fortalecendo a conexão direta entre formação prática e as exigências reais do mercado de trabalho.
As atividades incluíram uma Aula Show de Gastronomia, realizada no Brasília Palace Hotel, com demonstração prática de hambúrguer artesanal completo. Na área de inovação, a Aula Show de Tecnologia e Inteligência Artificial foi no Kubitschek Plaza Hotel, com foco no desenvolvimento de habilidades estratégicas para o novo cenário digital. Ambas as capacitações foram conduzidas por instrutores referência do Senac-DF junto com o secretário da Juventude do Distrito Federal André Kubitschek.
Rota da paz no feriado
Um dos pontos mais visitados neste período no DF é o Templo da Legião da Boa Vontade. Ele integra a Rota da Paz, um dos roteiros do miniguia turístico elaborado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF). A proposta reúne uma seleção de 12 pontos representativos ligados à fé, à cultura e à espiritualidade, com informações, dicas e serviços para orientar visitantes que buscam experiências mais tranquilas na capital. O roteiro confirma que a capital federal oferece diversidade de experiências no carnaval.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30 no JL ao vivo
https://www.instagram.com/reel/DUtzY1eiC7u/?igsh=MW0waW85d3hubDdycA==
“Humilhação e preconceito”. Vice-governadora do Distrito Federal e parlamentares bolsonaristas reagiram ao desfile de escola…
“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…
Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…
Por SAMANTA SALLUM O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…
Por SAMANTA SALLUM O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…
Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…