Por SAMANTA SALLUM
O Brasil é, hoje, referência internacional em combate ao desperdício de alimentos, com a atuação do Instituto Fome de Tudo, organização fundada por Úrsula Corona, artista e empreendedora social que há cinco anos lidera a transformação de excedentes alimentares em milhões de refeições. Com o sistema inovador — apelidado de “Tinder da Fome” —, o instituto conecta em tempo real quem tem excedentes de produção com quem mais precisa, unindo segurança alimentar, impacto social e sustentabilidade ambiental.
Parceria com as Nações Unidas
O alcance é global: a tecnologia foi incluída no relatório oficial do BRICS Women’s Business Alliance (WBA) como uma das propostas de referência no combate à insegurança alimentar; o instituto também integra a Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza do G20 e mantém parceria oficial com as Nações Unidas.
“Há um contingente enorme de pessoas no mundo em insegurança alimentar, enquanto toneladas de alimentos ainda são desperdiçadas. Nossa missão é ajudar com demais frentes nessa lógica: gerar impacto social, dados, e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia local e a dignidade humana”, conta Corona.
O diferencial do Fome de Tudo é atuar, também, no desenho de cadeias produtivas sustentáveis, fortalecendo agricultores e articulando parcerias com governos, empresas e sociedade civil.
Campanha nova
Durante a COP30, em Belém, o Instituto vai lançar a campanha “Fome Não Tira Férias”, com WFP (maior agência humanitária das Nações Unidas) ampliando ainda mais o alcance de sua atuação e mostrando que a inovação social brasileira pode inspirar o mundo.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…