Por SAMANTA SALLUM
Empresas brasileiras de todos os setores podem se habilitar a compor a delegação da missão empresarial ao Sudeste Asiático. A programação acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, em Jakarta, na Indonésia; e nos dias 25 e 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. Incluirá a realização de fóruns econômicos em cada uma das cidades, com o objetivo de explorar as relações comerciais e identificar oportunidades de cooperação comercial e econômica.
A missão se insere à visita oficial, aos dois países, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que na Malásia participará, ainda, da reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) – bloco econômico integrado por Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã, além dos países observadores Papua-Nova Guiné e Timor Leste.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outras autoridades farão parte da delegação.
“Essa missão, que estamos organizando a pedido do presidente Lula, é uma oportunidade única para aproximar o Brasil de dois mercados estratégicos do Sudeste Asiático, principalmente neste momento em que as relações econômicas globais estão em plena transformação”, destaca Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Oportunidades de negócios
Segundo o estudo Perfil de Comércio e Investimentos – Indonésia, da ApexBrasil, publicado em novembro de 2024, o comércio bilateral entre Brasil e Indonésia alcançou US$ 5,6 bilhões em 2023, com destaque para exportações brasileiras de farelos de soja, açúcares e melaços, que, juntos, representaram mais de 66% das vendas, além do crescimento expressivo de produtos como celulose e minério de ferro.
Ao mesmo tempo, o estudo identificou 315 oportunidades para exportação do Brasil ao país asiático, como produtos alimentícios e animais vivos, máquinas e equipamentos de transporte, produtos industriais e matérias-primas não comestíveis.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.
Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…
Por SAMANTA SALLUM Começou a rodada de eleições para a direção dos 27 sindicatos empresariais…
Por SAMANTA SALLUM Em meio a um cabo de guerra dentro do BRB e depois…
Por SAMANTA SALLUM Está em altíssima tensão o clima dentro do BRB, mais especificamente no…
Por SAMANTA SALLUM A segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã hoje, reacendeu…
Edison Garcia, presidente da Companhia Energética de Brasília – CEB Holding, foi indicado pelo GDF…