Os setores com maior número de produtos afetados pela sobretaxa combinada de 50% são: vestuário e acessórios; máquinas e equipamentos, alimentos, químicos, couro e calçados
Por Samanta Sallum
Mais da metade das exportações brasileiras para os EUA enfrentarão sobretaxas de 50%: a mais alta carga imposta pelo presidente Donald Trump. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de fechar levantamento que aponta exatamente o impacto do tarifaço para a relação do Brasil com os Estados Unidos. O país é o principal destino das vendas da indústria de transformação. Considerando todas as tarifas adicionais determinadas, 77,8% da pauta exportadora está sujeita a alguma taxação.
O resultado da análise da CNI considera a variação de 10%, de 40% e a Seção 232 do Trade Expansion Act, de 25% e 50%, aplicadas exclusivamente a produtos de aço, alumínio, cobre, veículos e autopeças.
O cruzamento de dados mostra que dos 77,8% das exportações sujeitas a taxação adicional, 45,8% estão submetidas a tarifas de 40% ou 50% direcionadas especificamente ao Brasil.
“Esse retrato dá a dimensão do problema enorme que teremos de enfrentar e o quanto vamos precisar avançar nas negociações para reverter essas barreiras. É um trabalho que precisa envolver governos e os setores produtivos. Os EUA são os principais parceiros comerciais da indústria, precisamos encontrar saídas”, afirmou Ricardo Alban, presidente da CNI.
Os setores com maior número de produtos exportados afetados pela sobretaxa combinada de 50% são:
– Vestuário e acessórios (14,6%), Máquinas e equipamentos (11,2%), Produtos têxteis (10,4%), Alimentos (9,0%), Químicos (8,7%) e Couro e calçados (5,7%).
Os setores de aço, alumínio e cobre, sobretaxados pela Seção 232, representam 9,3% da pauta e enfrentarão tarifa adicional de 50%.
Combinados, esses blocos da pauta exportadora representam 50,7% das exportações brasileiras aos americanos.
As exportações isentas concentram-se principalmente na indústria extrativa, que responde por 68,9% dessas exportações, com destaque para petróleo leve e pesado.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…
Coluna Capital S/A de 28 de novembro Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…
Coluna Capital S/A de 27 de novembro Por SAMANTA SALLUM Nelson Souza era para ter…