”Aqueles que concordam com uma opinião chamam-lhe opinião; mas os que discordam chamam-lhe heresia”, Thomas Hobbes
Coluna Capital S/A de 23 de junho
Por Samanta Sallum
O Dia Nacional do Brasil na Expo 2025 Osaka foi celebrado no sábado. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) coordenou o Pavilhão Brasil na Exposição Universal, com uma série de shows para brindar a todos com a riqueza da cultura brasileira.
“Este momento tem um significado pessoal para mim. Minha primeira viagem internacional, na década de 1980, foi ao Japão. Já naquela época, era claro que o centro de gravidade econômico mundial estava se deslocando para a Ásia-Pacífico. Vindo do Acre — o estado brasileiro mais próximo da Ásia —, compreendi desde cedo que os destinos dos nossos países se tornariam cada vez mais conectados”, declarou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Desfile com batucada
Antes de começar o show de Zeca Pagodinho, um desfile com a batucada do Bloco BarraVento conduziu o público até chegar à Expo Arena “Matsuri”. No local, foram recepcionados pelo personagem Myaku Myaku da Expo 2025 e por uma multidão que já esperava pelo grande show.
Setor produtivo e frente parlamentar de olho na regulamentação da reforma tributária
Na próxima quarta-feira, será lançada a Agenda Legislativa Prioritária da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) na Câmara dos Deputados. Ela aponta os principais assuntos e temas a serem propostos e debatidos pelo Congresso Nacional, com foco em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável do setor de comércio e serviços. Representantes da UNECs estarão presentes. A entidade representa associações empresariais do setor do varejo, supermercados, atacado, bares, restaurantes, entro outras do setor produtivo. São responsáveis por 60% do PIB nacional e cerca de 33 milhões de empregos formais.
“É com este peso que levamos as pautas do setor ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo. Vivemos em um momento em que o país precisa retomar com seriedade o debate sobre as reformas estruturantes, especialmente a reforma tributária, cuja regulamentação está em curso”, destacou o presidente da UNECs, Leonardo Severini, que lidera também a Abad.
30 anos de Fundo de Aval do Sebrae
O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE, do Sebrae, completou 30 anos no domingo (22). O acesso ao crédito é uma das principais barreiras para os donos de pequenos negócios no país. Por isso, o Sebrae vem atuando por meio do programa Acredita Sebrae, que tem como garantia o FAMPE.
“O nosso fundo de aval é orientado e assistido. Com isso, estamos permitindo que empreendedoras e empreendedores do Brasil possam acessar o crédito, ampliando oportunidades, gerando inclusão e renda”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Meta para 2025
A expectativa é atingir R$ 12 bilhões em crédito garantido em 2025. “Essa é uma marca nunca alcançada em 30 anos de história, mostrando que o SEBRAE sente a dor do pequeno empreendedor brasileiro e busca soluções para suas necessidades”, comemora o Gerente de Crédito do Sebrae nacional, Valdir Oliveira
Governo e setor automotivo apostam nos modelos híbridos flex como vitrine do Brasil na COP 30
Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua fala no G7 realizado no Canadá, quanto um seminário envolvendo representantes do Poder Executivo, do setor privado e da academia, reforçaram a aposta do Brasil na descarbonização por meio dos veículos híbridos flex e dos biocombustíveis. “Somos hoje o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, fomos pioneiros no desenvolvimento de motores flexíveis. Veículos híbridos já são realidade na nossa indústria automobilística”, afirmou Lula durante o G7.
Descarbonização do transporte
No mesmo dia, acontecia o seminário “Brasil em Movimento: Segurança Energética e Alimentar – As rotas para o sucesso dos biocombustíveis e da bioeletrificação”, promovido pelo Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCBrasil). O encontro marcou a apresentação do estudo “Biocombustíveis como solução imediata e eficaz para a descarbonização do transporte”, conduzido pela Professora Doutora Glaucia Souza, da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Programa BIOEN da FAPESP.
Tendência na indústria
Inaugurado pela Toyota em 2019, com o lançamento dos primeiros modelos de híbridos flex no Brasil, essa tendência se estendeu a outras montadoras, como Volkswagen e Stellantis, que também pretendem investir nessa tecnologia.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…