CNJ resolve impasse entre imobiliárias e compradores de imóveis

Compartilhe

O comprador fará o depósito do valor de compra em Conta Notarial; o cartório vai emitir o traslado da escritura e fazer a transferência para a conta do vendedor. Se este não assinar a escritura, o cartório devolverá o valor

Por Samanta Sallum

Nova norma regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) define como tabeliães de notas poderão realizar depósito, administração e movimentação de valores relacionados a negócios jurídicos. Essa era uma demanda antiga do Sindicato da Habitação (SECOVI/DF) para que houvesse um meio seguro e as partes envolvidas em uma transação imobiliária só realizassem o pagamento nas compras à vista após assinatura da escritura.

O presidente do SECOVI/DF, Ovídio Maia, explicou que era comum haver um impasse: o vendedor dizia que só assinaria a escritura de venda após receber o pagamento, e o comprador dizia que só pagaria após ter a escritura assinada. Então, os agentes imobiliários agiam na forma do improviso.

“Primeiro, as partes assinavam e depois o comprador fazia a transferência ou Pix, só depois o cartório entregava o traslado (primeira certidão) da escritura”, conta Ovídio.

Conta Notarial

Segundo o presidente da ANOREG/DF – Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal- Allan Guerra, a Conta Notarial será uma ferramenta muito útil para essa situação e para várias outras, como: necessidade de pagar para obter adjudicação compulsória, para o devedor cumprir obrigação pecuniária e para pagar preço de parcela de compra e venda.

“Para o caso de imóvel, o comprador efetuará transferência para a Conta Notarial e, após todos assinarem, o cartório vai emitir o traslado da escritura e comandar a transferência da Conta Notarial para a conta do vendedor. Se o vendedor não assinar a escritura, o cartório devolverá o valor para o comprador”, explica Allan.

A iniciativa para a criação da Conta foi do Colégio Notarial – entidade que representa os cartórios de notas – e da ANOREG. Será desenvolvida a ferramenta, para que tudo seja eletrônico, na plataforma do e-Notariado.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #AllanGuerra #Anoreg-DF #CNJ #impasse #mercadoimobiliário #OvidioMaia #Secovi-DF

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Celina troca presidente da CEB e mercado reage

Por SAMANTA SALLUM  Em meio ao pregão da Bolsa de Valores de São Paulo, chegou…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Beirute celebra 60 anos com programação cultural, música e promoção especial

A abertura oficial das comemorações será na quinta-feira, na 109 Sul, a partir das 19h,…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

A nota fiscal do DF vai mudar, e prazo para adesão termina em abril

Mais de 100 mil empresas serão atingidas. Secretário de Economia do DF, Valdivino de Oliveira,…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Nove estados rompem com a Federação dos Combustíveis em meio à alta de preços

Sindicatos empresariais se rebelam com comando nacional e pretendem criar nova entidade representativa. Crise do…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Abrasel apoia investigação do Cade sobre contratos de exclusividade da 99food

As taxas cobradas pelas plataformas de delivery podem chegar a 30% do faturamento dos estabelecimentos.…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Estupefato com o tamanho do déficit”, diz secretário de Economia

Valdivino de Oliveira disse ao Correio que o rombo financeiro do GDF acumulado de 2025 até…

6 dias atrás