A instalação do painel, em via pública, partiu do empresariado para que o cidadão acompanhe os uso do dinheiro do Estado. O telão se junta a outro já bem conhecido: o impostômetro
Por Samanta Sallum
Começou a funcionar, no lado externo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o chamado Gasto Brasil, uma espécie de calculadora gigante que soma, em tempo real, os gastos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O painel ontem marcava R$ 1,66 trilhão de gastos acumulados de 2025.
Para assegurar precisão e confiabilidade, a coleta de dados ocorre por meio de integrações automatizadas com APIs (Application Programming Interface) disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), captando informações das despesas efetivamente pagas pelos entes públicos. É possível conferir outros detalhes no site do Gasto Brasil. A iniciativa é da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).
Saúde fiscal do Estado
“O controle dos gastos públicos é uma necessidade para garantir não apenas a saúde fiscal do Estado, mas também para promover o desenvolvimento social e econômico, e para que isso ocorra, é imprescindível que haja uma combinação de práticas de transparência, participação cidadã e inovação tecnológica”, explicou Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB.
O Gasto Brasil se soma a outro painel, conhecido há duas décadas: o Impostômetro. O equipamento instalado no histórico prédio da ACSP é referência em informação e na conscientização do contribuinte brasileiro sobre a carga dos impostos no cotidiano das famílias brasileiras. No dia 30 de março deste ano, o painel eletrônico registrou R$ 1 trilhão, marca alcançada cinco dias antes em comparação com 2024.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…