Justiça garante benefício fiscal a bares e restaurantes no DF, no RJ e em Goiás

Compartilhe

Abrasel ganhou liminar judicial contra decisão do Ministério da Fazenda de suspender programa de auxílio emergencial

Por Samanta Sallum

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) obteve mais uma vitória judicial. Após a decisão favorável do TRF-1 no Distrito Federal, a entidade conseguiu outras duas liminares, desta vez na Justiça Federal do Rio de Janeiro e de Goiás, garantindo a continuidade dos benefícios fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

A entidade, no entanto, orienta que as empresas de outras localidades (que não o DF e o RJ) devem voltar a pagar os tributos para não acumular imposto em atraso.

A decisão judicial mais recente determina que o governo não pode suspender os benefícios para os associados da Abrasel. Isso significa que bares e restaurantes continuarão ter alíquota zero para IRPJ, CSLL, PIS e Cofins até março de 2027. A medida é considerada essencial para ajudar o setor, que foi fortemente impactado pela pandemia da Covid-19.

Haddad contra prorrogação

Desde o inicio de abril, as empresas do setor de eventos, turismo e alimentação voltaram a pagar impostos que estavam suspensos graças ao Perse. Isso porque o programa atingiu o teto de R$ 15 bilhões estipulado pelo Ministério da Fazenda.

O ministro Fernando Haddad afirmou que não haverá prorrogação dos benefícios fiscais. No entanto, o programa, aprovado no governo passado, previa que o benefício iria até 2027. A situação está provocando uma série de ações judiciais para contestar a decisão de Haddad.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, afirmou que a nova decisão judicial mostra a força do argumento de que o Perse é um programa essencial para a sobrevivência dos bares e restaurantes. “Ainda enfrentamos dificuldades econômicas decorrentes da pandemia.”

A Abrasel, aproveitando a jurisprudência favorável no Distrito Federal e no Rio de Janeiro, já entrou com uma ação em âmbito nacional para beneficiar os associados em todo o país.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #Abrasel #alimentação #economia #FernandoHaddad #MinistériodaFazenda #PauloSolmucci #Perse #turismo

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF tem de ser sancionado até 6 de fevereiro

Por SAMANTA SALLUM  Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“GDF tem muito patrimônio e pode ajudar BRB”, confirma secretário de Economia

Gestor comparou possível ajuda ao BRB  a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Sindiatacadista define chapa única para eleição

Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB destitui diretora de Controle e Riscos;e envia nome de substituta ao BC

Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo  Por SAMANTA SALLUM …

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Efeito Mounjaro nas farmácias: engorda vendas; e prejuízos com assaltos

Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB quer vender ativos recuperados junto ao Banco Master

Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…

2 semanas atrás