Estatais vão assinar compromisso com o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Enquanto nos EUA, com a eleição de Donald Trump, há um movimento de grandes empresas de abandono ao compromisso com a agenda da diversidade, no Brasil há um reforço pela manutenção dela. Especialmente das 30 estatais nacionais. O Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão será reafirmado por 30 empresas, entre elas Petrobras, Banco do Brasil, Caixa, Correios, EBC e BNDES.

As estatais federais decidiram formular um posicionamento conjunto com as ações coordenadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento será assinado nos próximos dias. Representantes se reuniram no prédio da Petrobras, no centro do Rio, para tratar do assunto. E reforçaram o compromisso e o aprofundamento das iniciativas previstas no pacto.

O pacto foi firmado, no ano passado, com a participação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard; da ministra da Gestão Esther Dweck; e da diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti (foto). A iniciativa vai atingir de forma positiva cerca de 400 mil empregados e empregadas, além das cadeias de serviços e fornecedores e comunidades.

Pratique ou explique

Dentre as ações que constam do plano de trabalho está a divulgação, nos instrumentos de governança das empresas, das medidas adotadas em cumprimento dos compromissos assumidos no pacto ou a justificativa para seu eventual não cumprimento, no modelo “pratique ou explique”, usualmente adotado para as ações corporativas.

Com isso, os investidores, a sociedade e os demais públicos poderão acompanhar a evolução do que está sendo realizado.

“Esta é uma agenda que fortalece as empresas, a inovação e o Estado brasileiro. As estatais representam 6% do PIB nacional e atuam para a sociedade”, destacou Elisa Leonel, secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais. “Esse é um ótimo momento para mostrar para a sociedade brasileira que continuamos firmes e ampliando nosso posicionamento de diversidade, equidade e inclusão”, reforçou diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #BancodoBrasil #BC #BNDES #caixa #Clarice Coppetti #ClariceCoppetti #compromisso #Correios #diversidade #DonaldTrump #EBC #ElisaLeonel #equidade #EstherDweck #inclusão #MagdaChambriard #MinistériodaGestãoedaInovação #pacto #Petrobras

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

BRB destitui diretora de Controle e Riscos;e envia nome de substituta ao BC

Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo  Por SAMANTA SALLUM …

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Efeito Mounjaro nas farmácias: engorda vendas; e prejuízos com assaltos

Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB quer vender ativos recuperados junto ao Banco Master

Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Sindicatos empresariais em período de eleições no sistema Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  Começou a rodada de eleições para a direção dos 27 sindicatos empresariais…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Presidente do Conselho Administrativo do BRB renuncia ao cargo

Por SAMANTA SALLUM  Em meio a um cabo de guerra dentro do BRB e depois…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Em clima tenso, presidente do BRB não abre mão de carta branca para trabalhar

Por SAMANTA SALLUM  Está em altíssima tensão o clima dentro do BRB, mais especificamente no…

1 semana atrás