Estatais vão assinar compromisso com o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Enquanto nos EUA, com a eleição de Donald Trump, há um movimento de grandes empresas de abandono ao compromisso com a agenda da diversidade, no Brasil há um reforço pela manutenção dela. Especialmente das 30 estatais nacionais. O Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão será reafirmado por 30 empresas, entre elas Petrobras, Banco do Brasil, Caixa, Correios, EBC e BNDES.

As estatais federais decidiram formular um posicionamento conjunto com as ações coordenadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento será assinado nos próximos dias. Representantes se reuniram no prédio da Petrobras, no centro do Rio, para tratar do assunto. E reforçaram o compromisso e o aprofundamento das iniciativas previstas no pacto.

O pacto foi firmado, no ano passado, com a participação da presidente da Petrobras, Magda Chambriard; da ministra da Gestão Esther Dweck; e da diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti (foto). A iniciativa vai atingir de forma positiva cerca de 400 mil empregados e empregadas, além das cadeias de serviços e fornecedores e comunidades.

Pratique ou explique

Dentre as ações que constam do plano de trabalho está a divulgação, nos instrumentos de governança das empresas, das medidas adotadas em cumprimento dos compromissos assumidos no pacto ou a justificativa para seu eventual não cumprimento, no modelo “pratique ou explique”, usualmente adotado para as ações corporativas.

Com isso, os investidores, a sociedade e os demais públicos poderão acompanhar a evolução do que está sendo realizado.

“Esta é uma agenda que fortalece as empresas, a inovação e o Estado brasileiro. As estatais representam 6% do PIB nacional e atuam para a sociedade”, destacou Elisa Leonel, secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais. “Esse é um ótimo momento para mostrar para a sociedade brasileira que continuamos firmes e ampliando nosso posicionamento de diversidade, equidade e inclusão”, reforçou diretora de Assuntos Corporativos da Petrobras, Clarice Coppetti.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #BancodoBrasil #BC #BNDES #caixa #Clarice Coppetti #ClariceCoppetti #compromisso #Correios #diversidade #DonaldTrump #EBC #ElisaLeonel #equidade #EstherDweck #inclusão #MagdaChambriard #MinistériodaGestãoedaInovação #pacto #Petrobras

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Este banco não vai quebrar; invistam no BRB”, garante Nelson Souza

Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

180 voos cancelados: “Não vamos colocar a segurança dos passageiros em risco”, diz CEO da Latam

Por SAMANTA SALLUM  A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Ciclone em São Paulo faz voos de Brasília retornarem à capital federal

Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Zema diz que Lula conduz economia com “anabolizantes”; e reafirma candidatura à presidência

Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que  campo…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

1 semana atrás