Associação dos Supermercados afirma que quer colaborar para baixar preço dos alimentos

Compartilhe

Por Samanta Sallum

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) emitiu resposta à declaração ontem do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que destacou a prioridade do governo em baratear os alimentos. Segundo ele, serão tomadas ações sugeridas pelas redes de supermercados, além de buscar produtores e ministérios para discutir o problema. O IPCA apontou que o preço dos alimentos ficou 8,23% mais caro no acumulado de 2024, acima dos 4,83% do índice geral.

A Abras reafirmou a “disposição em colaborar com o governo federal.” A entidade destacou a importância de “ações concretas para controlar a inflação” e melhorar o acesso da população aos alimentos.

Propostas

A associação propôs medidas como a reestruturação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), por meio do PAT e-social, com apoio da Caixa Econômica Federal, que pode gerar economia da ordem de R$ 10 bilhões anuais; a venda de remédios sem receita nos supermercados, que pode reduzir os preços em 35%, a modernização do sistema de prazos de validade, o chamado Best Before, e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.

“As propostas que apresentamos têm o potencial de gerar um impacto significativo, não só no controle da inflação, mas também na criação de empregos e no fortalecimento de uma economia mais justa e sustentável”, destacou o presidente da Abras, João Galassi.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #Abras #BestBefore #CasaCivil #economia #governofederal #JoãoGalassi #reestruturação #RuiCosta #supermercados

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Empresas defendem negociação coletiva por setores para mudanças na jornada de trabalho

“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Cappelli vai renunciar à presidência da ABDI pela disputa ao GDF

Por SAMANTA SALLUM  O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Ações de empresas do GDF podem ser usadas como garantia para socorro ao BRB

Por SAMANTA SALLUM  O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor de TI ultrapassa o de Saúde em arrecadação de ISS

Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…

2 semanas atrás
  • Coluna Capital S/A

Carnaval 2026 vai gerar 39 mil empregos temporários no país

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro  A projeção para o comércio…

2 semanas atrás