Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme sobre taxação
Por Samanta Sallum
No confronto das redes sociais, o Banco Central também partiu para cima na tentativa de combater as fake news sobre o Pix. Investiu no humor, na ironia e com trilha do hit do momento “Descer para BC” . No post nas redes sociais, disparou: “Não acreditem em qualquer lorota que dizem por aí . Isso é golpito, puro suco de golpe.”
Criticou os bolsonaristas com memes e relembrando os de 2022, em que eram ridicularizados, pedindo intervenção de alienígenas. A linguagem destoou do tom tradicionalmente sóbrio e técnico do Banco Central. A reação, que gerou também polêmica pelo tom político do BC, veio tarde. O governo federal sofreu um nocaute nas redes sociais pelas fake news.
Vale lembrar que Gabriel Galípolo, ex-assessor de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, assumiu a presidência do Banco Central em janeiro.
O ministro Haddad e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmaram que, em momento algum, pensou-se em taxar as transações do Pix. Mas já não havia tempo de conter o alastramento das fake news. O jeito foi cortar o mal pela raiz e derrubar a instrução normativa que aumentava a fiscalização sobre transferências acima de R$ 5 mil do Pix de pessoas físicas.
Na guerra da comunicação digital, o ministro perdeu. O vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL/MG) , com mais de 150 milhões de visualizações, alarmou a população para as pretensões do governo federal de taxar o Pix, a ferramenta digital de operação financeira mais usada pelos brasileiros.
O deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram, alcançando 13,4 milhões .
Desviar o foco
Analistas avaliam que a estratégia do governo com a medida do Pix era desviar o foco do problema dos gastos públicos acenando para mais eficiência em arrecadação. Mas acabou sendo tiro no pé.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…