Por Samanta Sallum
O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro Grass (PV), rebateu as queixas do governador Ibaneis Rocha (MDB) do DF em relação ao presidente Lula (PT), de que ele “não gosta” de Brasília. O motivo foi a tentativa do governo federal de alterar a forma de cálculo do Fundo Constitucional do DF, o que reduziria o reajuste das verbas da União para o orçamento da capital federal. Grass afirmou, em entrevista ao programa CB Poder, de hoje, que o petista faz mais pelo Distrito Federal do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez em seu mandato.
“O presidente Lula está investindo em obras no DF, por meio do BNDES. Anunciou a expansão do Metrô, e, com isso, mais viadutos e passarelas. São R$ 445 milhões. E quanto o Bolsonaro investiu aqui? O governo Lula vai trazer mais dois Institutos Federais de Ensino Tecnológico para Brasília. E o que o Bolsonaro fez? Motociata e espalhou vírus na cidade.”, frisou Grass.
O presidente do Iphan lembrou ainda das consequências negativas e do rastro de depredação que apoiadores de Bolsonaro deixaram na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. O Iphan fez um trabalho de restauração de peças, móveis, obras de arte que foram danificadas.
“Ser patriota não é vestir uma camisa verde amarela e sair quebrando a cidade como fizeram. Foi um desrespeito com toda a sociedade e com os símbolos da democracia.”.
Ele garantiu que, como gestor de um órgão nacional, mantém diálogo com todos os governadores e prefeitos, independentemente de partidos. “Inclusive com o governador Ibaneis Rocha. Ele que deveria ter mais diálogo e respeitar o presidente da República. Eu tenho uma função institucional, e o Iphan estará defendendo sempre o nosso patrimônio histórico, como foi no caso do Teatro Nacional”.
Leandro Grass confirmou que pretende mais uma vez se candidatar ao Palácio do Buriti. E defendeu que o grupo progressista deve estar unido, ao ser questionado sobre a oficialização da pré-candidatura de Ricardo Cappelli (que também tem cargo no governo federal – presidência da ABDI) pelo PSB.
“A próxima eleição não será uma disputa entre esquerda e direita. Mas, sim, entre o extremismo e os que querem um país e um DF melhor, com democracia. Todos que não fazem parte desta ultradireita devem estar juntos.”
Por Samanta Sallum “A disposição para o fracasso é a chave para a inovação" - Doug…
O empresário Álvaro Silveira Jr, que também é 2o vice-presidente da Fecomércio/DF, em entrevista à…
Poe Samanta Sallum As empresas de telecomunicações iniciam 2025 bem perto de concluir a implementação do…
Por Samanta Sallum O governador Ibaneis Rocha reassume o GDF hoje depois do período de…
Indicado do distrital Thiago Manzoni (PL), o gestor decidiu ficar no cargo e dar continuidade…
Demanda alta faz valores subirem e provoca maior rotatividade de inquilinos Por Samanta Sallum O…