Por Samanta Sallum
O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro Grass (PV), rebateu as queixas do governador Ibaneis Rocha (MDB) do DF em relação ao presidente Lula (PT), de que ele “não gosta” de Brasília. O motivo foi a tentativa do governo federal de alterar a forma de cálculo do Fundo Constitucional do DF, o que reduziria o reajuste das verbas da União para o orçamento da capital federal. Grass afirmou, em entrevista ao programa CB Poder, de hoje, que o petista faz mais pelo Distrito Federal do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez em seu mandato.
“O presidente Lula está investindo em obras no DF, por meio do BNDES. Anunciou a expansão do Metrô, e, com isso, mais viadutos e passarelas. São R$ 445 milhões. E quanto o Bolsonaro investiu aqui? O governo Lula vai trazer mais dois Institutos Federais de Ensino Tecnológico para Brasília. E o que o Bolsonaro fez? Motociata e espalhou vírus na cidade.”, frisou Grass.
O presidente do Iphan lembrou ainda das consequências negativas e do rastro de depredação que apoiadores de Bolsonaro deixaram na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. O Iphan fez um trabalho de restauração de peças, móveis, obras de arte que foram danificadas.
“Ser patriota não é vestir uma camisa verde amarela e sair quebrando a cidade como fizeram. Foi um desrespeito com toda a sociedade e com os símbolos da democracia.”.
Ele garantiu que, como gestor de um órgão nacional, mantém diálogo com todos os governadores e prefeitos, independentemente de partidos. “Inclusive com o governador Ibaneis Rocha. Ele que deveria ter mais diálogo e respeitar o presidente da República. Eu tenho uma função institucional, e o Iphan estará defendendo sempre o nosso patrimônio histórico, como foi no caso do Teatro Nacional”.
Leandro Grass confirmou que pretende mais uma vez se candidatar ao Palácio do Buriti. E defendeu que o grupo progressista deve estar unido, ao ser questionado sobre a oficialização da pré-candidatura de Ricardo Cappelli (que também tem cargo no governo federal – presidência da ABDI) pelo PSB.
“A próxima eleição não será uma disputa entre esquerda e direita. Mas, sim, entre o extremismo e os que querem um país e um DF melhor, com democracia. Todos que não fazem parte desta ultradireita devem estar juntos.”
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…