Temporada das trocas de presentes no comércio: veja as recomendações

Compartilhe

Cerca de um terço dos consumidores no DF deve retornar às lojas para realizar trocas

Por Samanta Sallum

Após o intenso movimento das compras de Natal, o comércio do Distrito Federal se organiza para atender os consumidores que desejam trocar produtos. “Esse momento é visto como uma nova oportunidade para os lojistas, já que muitos clientes aproveitam a ida às lojas para adquirir itens de maior valor ou acrescentar novos produtos às compras”, explica o presidente da Fecomércio/DF, José Aparecido Freire.

A Fecomércio-DF estima que cerca de um terço dos presenteados deve retornar às lojas para realizar trocas. O presidente da entidade ressalta a importância de os consumidores estarem atentos às normas de troca para evitar contratempos. “Cada loja pode adotar regras próprias, então é essencial que os clientes fiquem atentos aos prazos e às condições para uma troca tranquila”, recomenda.

Apesar da tradição, a loja não é obrigada a efetuar a troca quando o consumidor não gostou do presente.

O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não prevê a troca ou desistência da compra de um produto por tamanho, ou por não gostar, somente em aquisições pela internet. Porém a maioria das lojas físicas acaba aceitando a substituição de um produto por outro com valor equivalente para agradar o cliente e, quem sabe, garantir uma nova venda com sua ida ao estabelecimento.

Principais pontos que merecem atenção:

• Prazos: Normalmente, itens adquiridos em lojas físicas possuem prazo de até 30 dias. No caso de compras realizadas pela internet, o Código de Defesa do Consumidor estabelece sete dias, contados a partir da data de recebimento do produto.

• Documentação exigida: Algumas lojas pedem o cupom de troca ou a nota fiscal, enquanto outras aceitam apenas que o produto esteja em perfeitas condições, com etiquetas e embalagem originais.

Período de liquidações

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF aponta que quase 90% dos lojistas farão promoções de queima de estoque após as vendas de Natal. Cerca de 70% dos lojistas darão início ao desconto já na primeira quinzena de janeiro.

As ofertas têm dois objetivos principais: liquidar estoques acumulados para o Natal e renovar as prateleiras para o início de 2025. Os descontos podem chegar a 60%, dependendo do produto, mas a maioria dos lojistas planeja trabalhar com reduções de 20% no valor dos itens.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Bets, taxa das blusinhas, escala 6×1, Simples Nacional e imposto do pecado: as pautas-bomba para o setor produtivo

Outra prestes a estourar é o novo tarifaço do governo dos EUA sobre os produtos…

23 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

TCU aponta país despreparado para enfrentar El Niño: setor produtivo apreensivo com efeito na economia

Pecuária deve ser a atividade mais afetada no Centro-Oeste e no Norte. Redução na oferta…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Mudança no comando da Neoenergia no DF acontece dias depois de reunião com Celina

A empresa promoveu trocas de gestão na  Bahia, no Rio Grande do Norte e em…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Eliminação do Brasil reduz ritmo do comércio, mas jogos ainda movimentam bares e eventos

Por SAMANTA SALLUM  A eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

PO Shoppings conquista Ouro, Prata e Bronze no Prêmio Abrasce 2026

Por SAMANTA SALLUM  O grupo PO Shoppings conquistou troféus de ouro, prata e bronze no…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Em meio à Copa, Sindhobar garante decisão judicial que mantém benefícios fiscais até 2027

Por SAMANTA SALLUM  O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal (Sindhobar),…

1 semana atrás