No formato anterior, a concessão, aprovada em 2002, se encerraria em 2032. E a empresa teria de disputar uma licitação pública para continuar a atuar na capital federal
Por Samanta Sallum
A Câmara Legislativa aprovou por unanimidade projeto de lei que reforça a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) como empresa pública. A iniciativa, que partiu do GDF, altera a estrutura da companhia para garantir segurança jurídica. Uma das principais mudanças é o formato de concessão para o de prestação de serviços direta. Isso assegura a permanência da Caesb como responsável pelos serviços de saneamento básico e fornecimento de água. No formato anterior, a concessão, aprovada em 2002, se encerraria em 2032. E a empresa teria de disputar uma licitação pública para continuar a operar no DF.
“O projeto nos dá segurança, porque dispensa discussões sobre a necessidade de prorrogação ou mesmo de uma nova concessão mediante licitação pública”, explicou o presidente da Caesb, Luís Antônio Reis.
Autorização para produzir energia elétrica
A nova legislação também vai facilitar a modernização e a expansão das operações da empresa. A autorização para gerar e comercializar energia elétrica e gás para consumo próprio, por exemplo, vai reduzir os custos da companhia. A conta chega a R$ 170 milhões por ano pagos à empresa Neonergia.
“Atualmente, o alto consumo de energia necessário para a infraestrutura de saneamento faz com que esse seja um dos maiores gastos da empresa”, aponta Reis.
Por SAMANTA SALLUM A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…
Por SAMANTA SALLUM A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, de…
Por SAMANTA SALLUM Auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que…
CEO de umas das maiores empresas de assessoria financeira do país afirmou, em entrevista à…
Já está faltando gasolina e diesel na capital federal. Redução de impostos não deve segurar…
Líder do PSD tinha na programação reunião com os 50 maiores clientes da InvestSmart para…