Por Samanta Sallum
O ministro do TCU Augusto Nardes realizou, na noite de ontem, a entrega do Prêmio Rede de Governança Brasil (RGB) no auditório da CNI, em Brasília. A Fundação Universidade de Brasília foi agraciada na categoria Administração Pública Federal, e a Caixa Econômica Federal na categoria Estatais, Sociedades de Economia Mista. Gabriel Galípolo (na foto, ao lado de Nardes) recebeu a honraria concedida ao Banco Central.
”É uma honra poder estar aqui. Estou no Banco Central há pouco mais de 1 ano, então, estou aqui podendo representá-lo pela generosidade dos meus colegas, que são os verdadeiros responsáveis por essa excelência sobre a governança. E também pelo atual presidente, Roberto Campos, que generosamente me permitiu estar aqui hoje.”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o economista Gabriel Galípolo para a sucessão de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central. Galípolo, que atualmente exerce o cargo de diretor de Política Monetária da autarquia, ainda precisa ter a nomeação aprovada pelo Senado Federal. Se for aprovado, será o presidente do BC entre 2025 e 2028.
O economista preferiu evitar comentários sobre a recente alta do dólar em reflexo ao anúncio do Ministério da Fazenda em relação a corte de gastos ao mesmo tempo da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Galípolo foi braço direto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. E o governo Lula espera que ele consiga atuar na redução da Selic.
O ministro Vital do Rego (foto) também recebeu a premiação na categoria Instituição, representando o TCU, do qual assumirá a presidência em 2025.
A RGB é uma entidade fundada por Nardes, colaborativa e qualificada tecnicamente, composta por profissionais das mais diversas áreas dos setores público e privado que trabalham em prol da governança. Tem, hoje, cerca de 650 voluntários.
”É de grande importância a implantação da governança em todo o país. E esperamos que o projeto de lei que trata disso seja em breve aprovado no Senado”, destacou Nardes. O projeto reúne uma série de procedimentos e critérios para tornar a gestão pública mais eficiente e assim melhorar a prestação de serviços à população.
Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso Por SAMANTA…
Por SAMANTA SALLUM Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…
Por SAMANTA SALLUM Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…
Gestor comparou possível ajuda ao BRB a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…
Nova gestão será eleita em fevereiro. “O ano de 2026 será, para o atacado, um período…
Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo Por SAMANTA SALLUM …