Galípolo recebe prêmio Governança Brasil e agradece “generosidade” de Campos Neto

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O ministro do TCU Augusto Nardes realizou, na noite de ontem, a entrega do Prêmio Rede de Governança Brasil (RGB) no auditório da CNI, em Brasília. A Fundação Universidade de Brasília foi agraciada na categoria Administração Pública Federal, e a Caixa Econômica Federal na categoria Estatais, Sociedades de Economia Mista. Gabriel Galípolo (na foto, ao lado de Nardes) recebeu a honraria concedida ao Banco Central.

”É uma honra poder estar aqui. Estou no Banco Central há pouco mais de 1 ano, então, estou aqui podendo representá-lo pela generosidade dos meus colegas, que são os verdadeiros responsáveis por essa excelência sobre a governança. E também pelo atual presidente, Roberto Campos, que generosamente me permitiu estar aqui hoje.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o economista Gabriel Galípolo para a sucessão de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central. Galípolo, que atualmente exerce o cargo de diretor de Política Monetária da autarquia, ainda precisa ter a nomeação aprovada pelo Senado Federal. Se for aprovado, será o presidente do BC entre 2025 e 2028.

O economista preferiu evitar comentários sobre  a recente alta do dólar em reflexo ao anúncio do Ministério da Fazenda em relação a corte de gastos ao mesmo tempo da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Galípolo foi braço direto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. E o governo Lula espera que ele consiga atuar na redução da Selic.

O ministro Vital do Rego (foto) também recebeu a premiação na categoria Instituição, representando o TCU, do qual assumirá a presidência em 2025.

A RGB é uma entidade fundada por Nardes, colaborativa e qualificada tecnicamente, composta por profissionais das mais diversas áreas dos setores público e privado que trabalham em prol da governança. Tem, hoje, cerca de 650 voluntários.

”É de grande importância a implantação da governança em todo o país. E esperamos que o projeto de lei que trata disso seja em breve aprovado no Senado”, destacou Nardes. O projeto reúne uma série de procedimentos e critérios para tornar a gestão pública mais eficiente e assim melhorar a prestação de serviços à população.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Expectativa do comércio para o Natal tem queda em relação ao ano passado

Coluna Capital S/A de 9 de dezembro  Por SAMANTA SALLUM  O comércio do DF espera…

5 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

1 semana atrás