Por Samanta Sallum
O governador Ibaneis Rocha conclamou os empresários a engrossarem as trincheiras em defesa do Fundo Constitucional do DF. E está sendo atendido. A ideia é viralizar nas redes sociais o vídeo da campanha O DF é dos brasileiros, em que alerta para os efeitos negativos da intenção do governo federal de passar a tesoura nos recursos para a capital federal.
“É hora de esquecer as bandeiras ideológicas. Eu conclamo todos os políticos, toda a classe empresarial, toda a classe sindical de trabalhadores e toda população do DF para que estejam ao nosso lado nessa demanda, que nós vamos vencer mais uma vez”, enfatizou Ibaneis Rocha.
Com a campanha, o GDF quer mostrar que a capital federal abriga os brasileiros de todos os estados que vêm em busca dos serviços públicos. “Nós não cuidamos apenas dos 3 milhões de habitantes do DF”, completou Ibaneis.
Ameaça à redução do ITBI
A proposta de corte de gastos da União que ameaça os cofres do GDF coincide com uma medida que exigiu do Buriti muitos cálculos dias depois de Ibaneis ter anunciado a redução do Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2%. A medida foi muito celebrada pelo setor produtivo do DF, que tinha nela um pleito antigo. Mas a decisão implica renúncia de receita para os cofres do Palácio do Buriti.
A ideia do Ministério da Fazenda de mudar a forma de cálculo do Fundo Constitucional do DF pode bagunçar bastante as contas do governo local. Mais um motivo para o empresariado brasiliense aderir à defesa do FCDF, para não colocar em risco a redução tributária.
Chamamento aos servidores
Ibaneis também enfatizou que os sindicatos de servidores públicos serão “os maiores prejudicados”. Segundo ele, a ameaça não atinge somente as áreas de saúde, educação e segurança.
“A partir do momento em que não houver recurso para essas áreas, nós vamos ter que tirar o recurso da fonte 100, do recurso tributário. E isso vai atingir todos os servidores do DF. E isso implica todos os serviços que o governo presta. Então, isso é muito sério para todos nós.”
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…
Por Samanta Sallum O presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro…