Após ser chamado de ingrato por Mercadante, Eduardo Leite reclama de novo na demora de ajuda federal

Compartilhe

Em evento da Abrasel, com a participação de Alckmin, governador do RS diz que há muita “burocracia” no socorro ao estado

Por Samanta Sallum

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tentou evitar comentar a crítica do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Mas reforçou a demora de ajuda financeira ao estado. “Eu não vou estender esse assunto específico. Sei agradecer. Agradeço, sim, a intenção de ajuda. Mas a questão não é essa, de se agradecer. E, sim, a realidade, que está demorando para ajuda federal chegar ao nosso estado. Escolheram o caminho mais difícil, o mais burocrático”, disse à coluna Capital S/A. O governador gaúcho passou o dia ontem em Brasília, numa série de agendas institucionais e participou à noite da abertura do Congresso Nacional da Abrasel.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, tinha declarado horas antes ontem que “a polarização política está corroendo os valores republicanos”, fazendo referência à reclamação de Eduardo Leite nas últimas semanas. “O servidor do BNDES está virando noites e finais de semana e o que a gente espera é pelo menos um elogio, um agradecimento, mas não é isso que a gente tem visto”, disse Mercadante do PT, durante entrevista para comentar os resultados do primeiro semestre do ano.

Em seu discurso oficial no evento da Abrasel, Eduardo Leite não fez referências criticas diretamente ao governo federal. Mas pediu ao vice-presidente da República e ministro da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin, para que seja feito empenho na reconstrução do Rio Grande do Sul depois das enchentes que assolaram o estado. Já se passaram 100 dias após a tragédia climática na região. Alckmin afirmou que tudo será feito para isso.

O presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci, fez uma homenagem aos gaúchos e reforçou o coro da importância e urgência de se apoiar os empresários do setor no RS, que se encontram em grave crise.

Eduardo Leite agradeceu diretamente o apoio vindo de outros estados e citou especialmente o governador do DF, Ibaneis Rocha. E este em seu discurso mostrou ser fã do vice-presidente da República. “Alckmin, você faz muito bem ao Brasil”, frisou Ibaneis em seu discurso.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Empresas defendem negociação coletiva por setores para mudanças na jornada de trabalho

“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Diretor jurídico do BRB renuncia ao cargo

Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Cappelli vai renunciar à presidência da ABDI pela disputa ao GDF

Por SAMANTA SALLUM  O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Ações de empresas do GDF podem ser usadas como garantia para socorro ao BRB

Por SAMANTA SALLUM  O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Setor de TI ultrapassa o de Saúde em arrecadação de ISS

Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Carnaval 2026 vai gerar 39 mil empregos temporários no país

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro  A projeção para o comércio…

1 semana atrás