Após ser chamado de ingrato por Mercadante, Eduardo Leite reclama de novo na demora de ajuda federal

Compartilhe

Em evento da Abrasel, com a participação de Alckmin, governador do RS diz que há muita “burocracia” no socorro ao estado

Por Samanta Sallum

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tentou evitar comentar a crítica do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. Mas reforçou a demora de ajuda financeira ao estado. “Eu não vou estender esse assunto específico. Sei agradecer. Agradeço, sim, a intenção de ajuda. Mas a questão não é essa, de se agradecer. E, sim, a realidade, que está demorando para ajuda federal chegar ao nosso estado. Escolheram o caminho mais difícil, o mais burocrático”, disse à coluna Capital S/A. O governador gaúcho passou o dia ontem em Brasília, numa série de agendas institucionais e participou à noite da abertura do Congresso Nacional da Abrasel.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, tinha declarado horas antes ontem que “a polarização política está corroendo os valores republicanos”, fazendo referência à reclamação de Eduardo Leite nas últimas semanas. “O servidor do BNDES está virando noites e finais de semana e o que a gente espera é pelo menos um elogio, um agradecimento, mas não é isso que a gente tem visto”, disse Mercadante do PT, durante entrevista para comentar os resultados do primeiro semestre do ano.

Em seu discurso oficial no evento da Abrasel, Eduardo Leite não fez referências criticas diretamente ao governo federal. Mas pediu ao vice-presidente da República e ministro da Indústria e do Comércio, Geraldo Alckmin, para que seja feito empenho na reconstrução do Rio Grande do Sul depois das enchentes que assolaram o estado. Já se passaram 100 dias após a tragédia climática na região. Alckmin afirmou que tudo será feito para isso.

O presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci, fez uma homenagem aos gaúchos e reforçou o coro da importância e urgência de se apoiar os empresários do setor no RS, que se encontram em grave crise.

Eduardo Leite agradeceu diretamente o apoio vindo de outros estados e citou especialmente o governador do DF, Ibaneis Rocha. E este em seu discurso mostrou ser fã do vice-presidente da República. “Alckmin, você faz muito bem ao Brasil”, frisou Ibaneis em seu discurso.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

BRB destitui diretora de Controle e Riscos;e envia nome de substituta ao BC

Ana Paula Teixeira (foto), ex-vice do Banco do Brasil, assumirá o cargo  Por SAMANTA SALLUM …

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Efeito Mounjaro nas farmácias: engorda vendas; e prejuízos com assaltos

Empresas registraram milhões em perdas, no último ano, com a ação de quadrilhas que revendem…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

BRB quer vender ativos recuperados junto ao Banco Master

Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Sindicatos empresariais em período de eleições no sistema Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  Começou a rodada de eleições para a direção dos 27 sindicatos empresariais…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Presidente do Conselho Administrativo do BRB renuncia ao cargo

Por SAMANTA SALLUM  Em meio a um cabo de guerra dentro do BRB e depois…

7 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Em clima tenso, presidente do BRB não abre mão de carta branca para trabalhar

Por SAMANTA SALLUM  Está em altíssima tensão o clima dentro do BRB, mais especificamente no…

7 dias atrás